Nesta semana, Londrina está recebendo uma comitiva de Módena, Itália , como parte do compromisso de fortalecer os laços entre as cidades-irmãs e explorar novas parcerias econômicas, culturais e acadêmicas. A visita incluiu uma reunião nesta quarta-feira (11) entre o prefeito Marcelo Belinati e o vice-prefeito de Módena, Paolo Zanca , acompanhados por representantes do setor de Relações Internacionais da cidade italiana. A parceria entre Londrina e Módena foi formalizada em 1992 e, após um período de afastamento, está sendo retomada com planos concretos de cooperação. “É uma honra receber essa comitiva. Temos potencial para avançar nas áreas culturais e acadêmicas, mas também precisamos explorar mais as oportunidades comerciais e industriais”, destacou Belinati.
Durante o encontro, foi acordada a formação de um Grupo de Trabalho em cada cidade, para identificar demandas e oportunidades em setores estratégicos. As áreas de interesse incluem metal-mecânica , transformação de alimentos , tecnologia da informação (TI) e equipamentos médicos . A proposta é que, até junho de 2025, quando uma comitiva de Londrina visitar Módena, as tratativas serão avançadas para encontros com empresários.
A comitiva italiana visitou instituições como a Londrina Iluminação , o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) , a Codel , e empresas do setor metal-mecânico, TI e construção civil. Também participou de reuniões com o HUB de Inteligência Artificial do SENAI e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) . Nesta quinta-feira (12), há encontros programados com a UTFPR e a UEL . Segundo Bruno Veronesi , vice-cônsul honorário da Itália para o Norte do Paraná, a retomada dessa relação tem potencial para gerar negócios significativos. “Modena é muito forte na indústria metal-mecânica, produção de alimentos e inovação tecnológica, o que converge com as vocações de Londrina. A parceria pode transformar a exportação de produtos brutos em beneficiados, agregando valor à nossa economia”, afirmou.
O secretário de Governo, Ronaldo Siena , destacou a importância de manter a continuidade dessas parcerias: “Esse vínculo é um legado para futuras gestões e fortalece não só os laços culturais, mas também o desenvolvimento econômico”. A visita a Módena é um marco para reafirmar a irmandade entre as cidades e explorar oportunidades concretas que beneficiam ambos os municípios. A expectativa é que os projetos colaborativos resultem em avanços inovadores para as duas regiões.