Londrina recebe estreia do RessoaCine, projeto que une cinema, jazz e videomapping

Primeira apresentação será neste sábado (23), às 17h, no Sesc Cadeião; entrada é gratuita

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Emilly Kono / Divulgação

Uma experiência imersiva que mistura cinema mudo, jazz ao vivo e projeções mapeadas estreia em Londrina neste sábado (23). O projeto RessoaCine será apresentado às 17h no Sesc Cadeião, com entrada gratuita. No domingo (24), às 16h, haverá a palestra “O som e o cinema”, com o designer de som Luiz Lepchak, de Curitiba, além de um bate-papo com a equipe criadora.

Patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina, e com apoio do Sesc e do Museu Histórico de Londrina, o projeto terá mais duas edições em 2025, nos dias 17 de outubro e 12 de dezembro, sempre às 19h30, no mesmo local.

O espetáculo combina projeções de filmes históricos de Hikoma Udihara (1930 a 1960), pioneiro do cinema em Londrina, com clássicos do cinema mudo de Charles Chaplin e Buster Keaton. Enquanto as imagens são exibidas, o quarteto Mão Rítmica Azul executa trilhas em jazz improvisado.

“O público será convidado a explorar a interação entre som, imagem e história, percebendo as nuances da improvisação musical em sincronia com a narrativa visual”, explica Angélica Cristtina, diretora artística do projeto, responsável também pelo videomapping — técnica que projeta imagens em superfícies como fachadas de edifícios e objetos irregulares.

A ideia surgiu a partir de uma oficina sobre som direto ministrada por Luiz Lepchak, que assina a curadoria do espetáculo. “O poder do som e da música em ressignificar a imagem é muito grande e torna o projeto interessante porque não dá para prever o que vai acontecer ao vivo. É uma relação orgânica entre imagem e som”, disse Lepchak. Para Angélica, o desafio foi unir linguagens distintas — cinema, jazz e novas tecnologias — para “expandir” as narrativas além da tela.

Na palestra de domingo, Lepchak e a equipe compartilharão detalhes da pesquisa que norteou o espetáculo, incluindo a análise da obra de Udihara e o contexto histórico da Londrina dos anos 1930, conectando a cidade ao surgimento do cinema e do jazz no início do século 20.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9