Londrina recebe Selo Ouro por excelência na alfabetização infantil
Além de Londrina, outros municípios da região foram reconhecidos com o Selo Ouro, incluindo Cambé e Sertanópolis, ambos também com nota máxima em todos os critérios

A cidade de Londrina foi premiada com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, reconhecimento concedido pelo Ministério da Educação (MEC) às secretarias de Educação que se destacam em políticas públicas para assegurar a alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental. Além de receber o Selo Ouro, Londrina obteve nota 10 em todos os 20 critérios avaliados, incluindo formação continuada de professores, uso de materiais didáticos e rendimento escolar.
A secretária municipal de Educação interina, Vânia Costa, participou da cerimônia de premiação na última segunda-feira (10), em Brasília, e celebrou a conquista. Jozelia Tanaca, professora e articuladora regional do programa, também comemorou o resultado. “Londrina foi reconhecida com louvor pelo MEC. Esse selo simboliza a força e a eficiência dos nossos professores e é um incentivo para continuarmos promovendo uma educação de qualidade e equitativa”, destacou.
O prêmio faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa lançada em 2023 pelo MEC em parceria com estados e municípios para garantir a alfabetização plena das crianças e recuperar o aprendizado afetado pela pandemia. O programa integra a Rede Nacional de Alfabetização (Renalfa), que busca promover equidade educacional, considerando aspectos regionais e sociais. Além de Londrina, outros municípios da região foram reconhecidos com o Selo Ouro, incluindo Cambé e Sertanópolis, ambos também com nota máxima em todos os critérios.
Segundo a professora Jozelia Tanaca, o trabalho realizado em Londrina é constantemente monitorado por uma rede de articuladores municipais, estaduais e nacionais, que acompanham o desenvolvimento dos alunos e garantem suporte às escolas, incluindo a oferta de avaliações e materiais didáticos específicos.
Sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O programa surgiu em resposta à queda na proficiência média das crianças no ciclo de alfabetização registrada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 2021, a média nacional caiu para 725,90 pontos, abaixo do patamar de 2019, que era de 750 pontos. Apenas Santa Catarina conseguiu manter, em 2021, mais de 50% dos estudantes do 2º ano considerados alfabetizados. O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reconhece os esforços das cidades que estão revertendo essa situação e garantindo o direito à alfabetização. Com informações NCom