Londrina registra 14 novas mortes por SRAG e baixa adesão à vacina da gripe preocupa
Boletim aponta 82 óbitos em 2025; apenas 45% do público-alvo se vacinou contra a influenza

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina divulgou, nesta quarta-feira (18), um novo boletim semanal sobre os casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Desde o último levantamento, em 11 de junho, o município registrou 14 novas mortes e 48 novos casos confirmados, sendo 35 em adultos e 13 em crianças.
Com isso, Londrina soma 82 mortes por SRAG em 2025, das quais:
11 por Covid-19
13 por Influenza
4 por Vírus Sincicial Respiratório (VSR)
4 por outros vírus
2 por outros agentes etiológicos
48 ainda sem identificação definida
Nos serviços de saúde, os dados também chamam atenção. Das 2.870 crianças atendidas no Pronto Atendimento Infantil (PAI), 50,8% apresentaram sintomas gripais. Já nas UPAs e demais PAs, 23,69% dos atendimentos também foram por síndrome gripal.
Outro alerta é a baixa cobertura vacinal contra a gripe, que atingiu apenas 45,76% do público-alvo, formado por idosos, gestantes e crianças. A diretora de Atenção Primária da SMS, Tatiane Almeida do Carmo, reforça que a vacinação está liberada para toda a população acima de 6 meses de idade em todas as UBS da cidade e que ações externas continuam para ampliar a imunização.
Neste sábado (21), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove mais uma edição do Drive-Thru de Vacinação contra a Gripe, desta vez no estacionamento descoberto do Boulevard Shopping, localizado na Avenida Theodoro Victorelli, 150. A ação ocorrerá das 12h às 20h e oferecerá 2.500 doses da vacina. O atendimento será realizado dentro dos veículos, com o objetivo de oferecer praticidade e agilidade à população. Para receber a vacina, basta apresentar CPF e documento de identificação. Toda a população a partir de 6 meses de idade pode ser imunizada.