Londrina registra aumento de escorpiões e acende alerta da Vigilância Ambiental
Município soma mais de 2,2 mil notificações em 2025; especialistas reforçam prevenção e importância do equilíbrio ambiental

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina emitiu um alerta sobre o aumento na presença de escorpiões no município. Segundo o órgão, responsável pelo monitoramento e controle de riscos ambientais, já foram registradas 633 notificações envolvendo escorpiões até abril deste ano.
De acordo com o levantamento, em 2025 o município somou 2.282 notificações relacionadas aos animais, embora nem todas tenham resultado em acidentes. Ainda assim, foram contabilizados 498 casos de picadas no ano passado e, somente até o início de abril deste ano, 117 ocorrências.
A Vigilância aponta ainda crescimento de 13,4% nas notificações de fevereiro e março em comparação com o mesmo período do ano anterior. A maior concentração de registros em 2026 está nas regiões Leste (25,3%) e Oeste (29,2%) da cidade.
Entre as principais recomendações estão manter quintais limpos, evitar acúmulo de entulho, vedar frestas, revisar roupas e calçados antes do uso e eliminar insetos que servem de alimento para escorpiões. Especialistas também destacam a importância de preservar predadores naturais, como gambás, que ajudam no controle da espécie.
Pesquisadores do projeto “Que Bicho Mora Aqui?”, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), reforçam ações de conscientização e alertam que a eliminação desses animais pode prejudicar o equilíbrio ambiental. O projeto também desenvolve conteúdos educativos nas redes sociais para orientar a população sobre convivência segura com a fauna urbana.
Com Informações do curso de Jornalismo da UEL
