Londrina registra dia mais frio de outubro em oito anos
Massa de ar polar derrubou temperaturas em todo o Paraná; ventos fortes e frio persistem até o meio da semana

A manhã desta segunda-feira (20) foi a mais fria de outubro dos últimos oito anos em Londrina, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Os termômetros marcaram 11,3°C, e nesta terça-feira (21) a mínima foi de 11,8°C, mantendo o clima gelado na cidade.
De acordo com o Simepar, o último registro de temperatura tão baixa em outubro havia ocorrido em 2016 (10,3°C) e 2017 (10,4°C). O recorde histórico para o mês foi em 1999, quando Londrina registrou 9,5°C, a menor mínima da série. A queda acentuada é resultado da influência de uma massa de ar polar, associada à passagem de uma frente fria que derrubou os termômetros em várias regiões do estado.
As temperaturas máximas seguem abaixo dos 20°C no Leste, e os Campos Gerais também permanecem com nebulosidade. No Norte e no Oeste, os termômetros podem atingir até 28°C. O vento será outro destaque nos próximos dias. “O vento, que está mais constante nos Campos Gerais, Centro-Sul e no Norte Pioneiro, ainda persiste. Na noite de terça-feira, as rajadas poderão alcançar entre 50 km/h e 60 km/h, associadas à variação de temperatura”, explicou o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.
A previsão indica que as mínimas devem variar entre 13°C e 16°C até sexta-feira (24), com o sol voltando gradualmente a predominar a partir de quarta-feira (22). Segundo Kneib, “no final de semana, a tendência é de que o sol predomine com força e o calor volte para todas as regiões do Paraná, inclusive com máximas acima dos 32°C no extremo Noroeste e próximas dos 29°C em Curitiba”. Em Londrina, os termômetros devem chegar a 21°C de mínima e 31°C de máxima no sábado (25).