Londrina registra queda de 89% nos casos de dengue em 2025
Boletim da Secretaria de Saúde mostra estabilidade na curva epidemiológica; cidade segue intensificando ações de combate e prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quinta-feira (25) novo boletim sobre a dengue em Londrina. Os dados apontam que, em 2025, houve redução de 67% nas notificações, 89% nos casos confirmados e 83% nos óbitos em comparação com o ano anterior. Desde janeiro, foram registradas 22.359 notificações, sendo 4.647 confirmadas, 16.911 descartadas e 801 ainda em análise. O município contabiliza nove mortes no ano. Em relação à chikungunya, foram dez notificações, das quais duas confirmadas (importadas), sete descartadas e uma em investigação.
Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, a estabilidade no cenário é resultado das ações intensificadas em toda a cidade. “Mesmo assim, a dengue não dá trégua. Um simples descuido pode gerar novos casos. Por isso, cada morador precisa eliminar recipientes com água parada”, alertou.
As medidas de enfrentamento incluem visitas domiciliares, inspeções em locais de grande circulação, ações educativas em escolas, bloqueio de áreas com notificações, uso de larvicidas e nebulização quando necessário. A SMS também utiliza armadilhas de monitoramento para identificar pontos de maior risco e realiza inspeções em locais de descarte irregular de lixo e entulho.