Londrina registra queda de 90% nos casos de dengue em 2025
Mortes também caíram 83% em relação ao mesmo período do ano passado; cidade segue com ações de prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina divulgou, nesta quinta-feira (31), um novo boletim epidemiológico que mostra uma expressiva queda nos casos de dengue. De janeiro até agora, foram 4.573 casos confirmados e nove mortes, contra 41.270 casos e 52 mortes no mesmo período de 2024. A redução é de aproximadamente 90% nos casos e 83% nos óbitos.
O número total de notificações chegou a 19.849, sendo 14.863 descartadas e 413 ainda em análise. O município também mantém estabilidade na curva epidemiológica, segundo o mapa de incidência por áreas das Unidades Básicas de Saúde. Quanto à chikungunya, foram oito notificações: uma confirmada (importada), seis descartadas e uma em análise.
Apesar do cenário mais positivo, o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, reforça a importância da mobilização da população para manter os cuidados com criadouros. “A desova do Aedes aegypti segue ativa, e mudanças climáticas como calor e umidade favorecem o surgimento de novos focos”, alertou.
Dia D no Jardim Paraíso – A Prefeitura realiza um novo mutirão Dia D de Combate à Dengue nesta sexta (1º) e sábado (2), no Jardim Paraíso, área da UBS Milton Gavetti. A ação envolve orientação e coleta de materiais sem uso, com apoio da CMTU e dos Agentes de Combate às Endemias. A escolha do local se deu pelo aumento de casos notificados na região.