Londrina renova acordo de geminação com Módena e reforça laços com a Itália

O novo acordo entre as cidades-irmãs reforçou a cooperação institucional, acadêmica, econômica e cultural, ampliando as possibilidades de intercâmbio e desenvolvimento conjunto

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Londrina e Módena mantêm relações diplomáticas e comerciais desde a década de 1990. Foto: Fernando Cremonez/Divulgação CML

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Londrina de terça-feira (15) foi renovado o Acordo de Geminação com a cidade de Módena, na Itália. A assinatura oficial contou com a presença do prefeito Tiago Amaral (PSD), do presidente da Câmara, vereador Emanoel (Republicanos), e de integrantes da comitiva oficial que representou o município em missão internacional entre os dias 22 e 28 de junho deste ano, quando o pacto foi assinado pelas autoridades italianas.

O novo acordo entre as cidades-irmãs reforçou a cooperação institucional, acadêmica, econômica e cultural, ampliando as possibilidades de intercâmbio e desenvolvimento conjunto. Durante a cerimônia, o presidente da Câmara de Londrina, vereador Emanoel, leu uma carta de agradecimento ao prefeito de Módena, Massimo Mezzetti, reconhecendo a hospitalidade e a qualidade da agenda oferecida à delegação londrinense. “A visita marcou um capítulo importante na história da geminação entre Londrina e Módena, fortalecida pela assinatura de renovação do pacto de geminação em sessão solene no Conselho Municipal, no caso, a Câmara Municipal. Foram dias intensos e profundamente enriquecedores que nos proporcionaram oportunidades valiosas de intercâmbio institucional, acadêmico e empresarial”, resumiu.

Ao discursar na Câmara de Londrina, o prefeito Tiago Amaral (PSD) destacou o valor estratégico da parceria. Segundo ele, Módena é referência em vários setores, principalmente em industrialização. “Módena é um exemplo de tudo aquilo que, nesse momento, nós mais queremos nos aprofundar, que é a nossa capacidade industrial. Não há celeiro maior da indústria no mundo do que a região de Módena. Absolutamente tudo para eles é industrializado, mas não é uma simples indústria. É uma indústria de altíssimo valor agregado, altíssimo rendimento. Tudo que vocês enxergarem de Módena, sejam produtos adivinhos da pecuária, da agricultura ou de base tecnológica, vocês têm uma certeza: que estão falando daquilo que tem de melhor no mundo”, afirmou.

Durante a missão oficial em Módena, a delegação londrinense participou de reuniões com autoridades locais, visitas a instituições públicas e empresas de referência, além de experiências culturais e encontros com lideranças comunitárias. Na Itália, a assinatura da renovação do pacto ocorreu em sessão solene no Conselho Municipal de Módena, em 23 de junho de 2025, reafirmando o compromisso mútuo com a integração entre as cidades.

A comitiva de Londrina foi composta por representantes do poder público, do setor produtivo, da academia e do consulado italiano na cidade. Estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Rodrigo Souza; o secretário de Planejamento, Marcos Rambalducci; o presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira; o vice-presidente do Sinduscon, Gerson Guariente; o professor Jorge Martins, da UTFPR; e o vice-cônsul honorário da Itália em Londrina, Bruno Veronesi.

Parceria – Londrina e Módena mantêm relações diplomáticas e comerciais desde a década de 1990, quando foi estabelecido o Programa Paraná Europa, com ações voltadas ao desenvolvimento empresarial das duas cidades. Módena, inclusive, possui um parque em homenagem à cidade-irmã, chamado Parco Città di Londrina. O reconhecimento como cidades-irmãs veio pela lei municipal nº 13.741/2024. Em dezembro do ano passado, uma comitiva de Módena liderada pelo prefeito visitou Londrina.

A cidade italiana está localizada em um dos principais polos econômicos da região da Emília-Romanha, no norte da Itália. Lá estão instaladas as sedes de gigantes do setor automotivo, como Ferrari, Lamborghini e Maserati, além da Ducati, fabricante de motocicletas. Em Bolonha, na mesma região, fica a tradicional Universidade de Bolonha, fundada em 1088 e frequentemente classificada como uma das melhores do mundo. Com informações da Câmara Municipal de Londrina.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9