Londrina sedia 12º Manifesto pela Paz e pelo Desarmamento Infantil nesta sexta-feira
A ação, organizada pelo Movimento Londrina Pazeando em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), será realizada nesta sexta-feira (10), das 9h às 10h, na Escola Municipal Anita Garibaldi (Rua Santa Lídia, 95, Jardim Espanha)

Com o objetivo de alertar os pais para que não comprem armas de brinquedo para seus filhos e promover a cultura de paz e não-violência, Londrina recebe o 12º Manifesto pela Paz e pelo Desarmamento Infantil. A ação, organizada pelo Movimento Londrina Pazeando em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), será realizada nesta sexta-feira (10), das 9 às 10 horas, na Escola Municipal Anita Garibaldi, localizada na rua Santa Lídia, 95, Jardim Espanha.
Na ocasião, haverá a destruição das armas de brinquedos, que foram coletadas pelo Londrina Pazeando por meio de campanhas de arrecadação de brinquedos que ocorrem ao longo do ano. A unidade escolar sede do evento também fez uma campanha entre os alunos para que entreguem voluntariamente suas armas de brinquedo no dia do evento. Após as armas serem destruídas, os materiais residuais serão encaminhados para a Coopernorth – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos da Região Norte de Londrina, para que sejam reciclados.
A programação conta com a presença da Família Dinossauro, atração do Tio Paulão Festas & Eventos, que há anos é parceiro do Londrina Pazeando. A equipe de animação estará no evento a partir das 9h e irá participar da destruição, além de propor brincadeiras com as crianças e adolescentes presentes.
Das 10h às 10h15 está prevista a destruição das mais de 100 armas de brinquedo arrecadadas. O ato contará com a presença de membros do Compaz e da OSC Londrina Pazeando, de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, representantes da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e forças policiais. Os interessados em contribuir com a campanha podem entregar as armas de brinquedo na Escola Municipal Anita Garibaldi até sexta-feira (10), antes do evento.
O Manifesto pela Paz e pelo Desarmamento Infantil é realizado impreterivelmente no mês de outubro, por ser o mês da criança. O objetivo da ação é, sobretudo, conscientizar a população sobre o quão desnecessárias são as armas de brinquedo, uma vez que naturalizam a violência. Segundo o secretário do Compaz e gestor executivo da Londrina Pazeando, Luis Carlos Galhardi, o evento tem importância pedagógica ao promover a cultura de paz. “A cultura de violência é ensinada, ninguém nasce violento. A cultura de paz também pode ser ensinada, e esse é o papel da educação para a paz”, ressaltou Galhardi.
Em Londrina, a Lei Municipal n° 9.188, de 3 de outubro de 2003, atualizada em 2024, proíbe a comercialização de armas de brinquedo na cidade. A alteração realizada no ano passado institui a Campanha Municipal “Arma não é brinquedo…dê abraços!” e consolida a concessão do respectivo selo às empresas que não comercializam armas de brinquedo em Londrina. Todos os anos, tradicionalmente no mês de novembro, o Compaz e a Londrina Pazeando condecoram com o Selo da Campanha Municipal “Arma não é brinquedo…dê abraços!” os estabelecimentos comerciais que atendem a legislação. Com informações do N.Com.