Londrina sedia 2ª edição do Exporta Day na próxima semana com rodada internacional de negócios
Evento gratuito no Aurora Shopping conecta empresas paranaenses a importadores da América do Sul e reúne palestras sobre inovação, mercado externo e expansão global

Londrina recebe, na próxima quarta-feira (26), a segunda edição do Exporta Day, considerado o maior evento de exportação do Paraná voltado a empresários, gestores e líderes interessados em ampliar suas operações para o mercado internacional. A programação, totalmente gratuita, acontece das 8h30 às 18h, no Aurora Shopping, com palestras, painéis e uma rodada internacional de negócios.
O objetivo do encontro é impulsionar a internacionalização das empresas paranaenses, aproximando negócios locais de compradores estrangeiros, sobretudo da América do Sul. O evento contemplará oito setores estratégicos: alimentos e bebidas, eletrometalmecânico, moveleiro, saúde, agronegócio, cosméticos, tecnologia da informação e moda.
Em 2024, o Exporta Day reuniu 180 empresas, recebeu 13 importadores internacionais e movimentou cerca de US$ 2 milhões em negociações. Para esta edição, 90 empresas da região devem apresentar seus produtos a importadores de cinco países sul-americanos, destaca Danubia Milani, consultora do Sebrae/PR. O evento é promovido em parceria com o Núcleo de Comércio Exterior (Comex) da Acil, Abratic, Estação 43 e conta com apoio da Câmara de Comércio Paraguay Brasil.
A rodada de 2025 inclui a participação de compradores internacionais, instituições de crédito e fomento, empresas especializadas em intermediação de transações globais, indústrias e prestadores de serviços interessados em exportar.
A programação traz nomes de destaque no cenário empresarial e de comércio exterior. Entre eles: Gustavo Melles — palestra sobre inteligência artificial e estratégias para conquistar mercados globais; Pâmela Ponce, CEO da Elasa — oportunidades comerciais e expansão na Malásia; Adriano Santos de Azevedo, da ApexBrasil — apresentação sobre oportunidades para produtos paranaenses no mercado internacional; e Damaris Eugenia Ávila, vice-presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras — conteúdo sobre exportação com foco e resultado, apoiada na inteligência comercial.
O evento ainda terá um painel de histórias inspiradoras de empresas londrinenses que conquistaram espaço fora do Brasil, com participação de Thiago Romanelli (Romanelli Equipamentos) e Adailton Alves Maciel Junior, cofundador da Papel Para Mechas.
Caso de sucesso: Papel Para Mechas
Criada em Londrina em 2020, a Papel Para Mechas desenvolveu um produto com tecnologia patenteada para substituir o alumínio em processos de descoloração capilar. O uso do metal — proibido pela Anvisa nesse tipo de procedimento — pode danificar os fios, não é reciclável e tem descarte poluente.
O papel da empresa londrinense, além de reutilizável e reciclável, é compatível com os descolorantes e mais eficiente. O produto já está presente em todo o Brasil e em 20 países, tornando-se um case de inovação e sustentabilidade no setor de cosméticos. As inscrições podem ser feitas neste link.
Com informações da Assessoria de Imprensa.

