Londrina sedia a 8ª Semana Municipal da Justiça Restaurativa

Evento gratuito, de 17 a 22 de novembro, promove diálogos sobre sustentabilidade, práticas restaurativas e a urgência de um mundo descarbonizado, reunindo especialistas de várias cidades do Paraná e outros estados

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
A programação, majoritariamente gratuita, inclui palestras, painéis, lançamento de campanhas. FOto: Reprodução/Pixabay

De 17 a 22 de novembro, Londrina realiza a 8ª Semana Municipal da Justiça Restaurativa, instituída pela Lei Municipal nº 12.624/2017. Com o tema “Paz com a Terra – Cuidando de Pessoas e do Planeta”, a semana é uma realização do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), da OSC Londrina Pazeando e da Governança da Justiça Restaurativa de Londrina. A programação, majoritariamente gratuita, inclui palestras, painéis, lançamento de campanhas e a entrega do Selo Londrina Pazeando, conectando as práticas de Justiça Restaurativa à urgência da agenda socioambiental.

A abertura oficial será na segunda-feira (17), em dois turnos no mesmo local (Avenida Maringá, 2.400). Das 14h às 17h, o evento “Justiça Restaurativa – FOUP Paraná” reunirá o Fórum Universidades pela Paz, com representantes de Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Entre os destaques estão a palestra da professora Geralda Magella sobre “Toxidades (In)Visíveis em Tempos Conectados”, a explanação do professor doutor Nei Salles sobre “As 5 pedagogias e a Pedagogização no Ambiente Escolar dos Círculos Restaurativos” e a apresentação da juíza Heloísa Krol sobre a aplicação da Justiça Restaurativa no atendimento à população em situação de rua. Haverá também o lançamento da 14ª Campanha de Entrega do Selo “Arma Não é Brinquedo”.

À noite, das 19h às 21h, o evento “COP 30 em Londrina – Módulo 2” terá um Talk Show com o tema “PAZ QUE SE RESPIRA: A Urgência de um Mundo Descarbonizado”. O debate contará com a participação de especialistas como a doutora Betania Marconi, a empresária Roberta Moreira Lima Yamacita e Fábio Ban, do Capitalismo Consciente PR, com mediação de Adriana Pontin. Na ocasião, também será realizada a “Entrega do Selo Londrina Pazeando – Embaixadoras da Cultura de Paz”, reconhecendo publicamente empresas e instituições que se destacam na construção de uma sociedade mais pacífica e sustentável.

“Esta semana é um marco para consolidar Londrina como uma cidade que investe em cultura de paz e justiça restaurativa de forma intersetorial, unindo poder público, universidades e sociedade civil. O tema ‘Paz com a Terra’ reforça nosso compromisso com as gerações presentes e futuras”, afirmou o gestor executivo da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi.

A programação da semana segue com atividades até o dia 22 de novembro, incluindo a “Mostra de Arte Planeta Sustentável”, do coletivo CLUB ART, que explora os eixos social, econômico e ecológico da sustentabilidade, e a entrega oficial do Selo “Arma Não é Brinquedo” na Câmara Municipal de Londrina, no dia 18. A programação completa e os links para inscrições gratuitas (com vagas limitadas) estão disponíveis no site oficial. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9