Londrina tem saldo positivo de empregos em todos os meses de 2025

A cidade teve desempenho superior a cinco pontos percentuais na evolução do mercado formal de trabalho e figura com destaque como a segunda colocada no ranking estadual e também no cenário nacional entre os municípios que não são capitais de estado, nem região metropolitana de São Paulo, que mais geraram empregos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Desempenho das indústrias locais foi destaque, com quase mil novos postos gerados. Foto: Emerson Dias/N.Com

De janeiro a novembro de 2025, Londrina apresentou saldo positivo na geração de empregos formais em todos os meses do ano, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na terça-feira (30). O Caged de novembro registrou um saldo de 89, com 8.101 admissões e 8.012 desligamentos.

A cidade teve desempenho superior a cinco pontos percentuais na evolução do mercado formal de trabalho e figura com destaque como a segunda colocada no ranking estadual e também no cenário nacional entre os municípios que não são capitais de estado, nem região metropolitana de São Paulo, que mais geraram empregos. O crescimento registrado em 2025 foi consistente em todos os setores da economia. Indústria, comércio, serviços, agropecuária e construção civil apresentaram saldo positivo, evidenciando a eficácia das políticas públicas implementadas. O acumulado do ano resulta em um saldo de 9.255, com 109.664 contratações e 100.409 demissões. Em 2024, o saldo do ano foi de 5.656.

Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke, os resultados refletem a soma de esforços em diferentes frentes. “Esse desempenho é resultado direto do trabalho conjunto entre o poder público, a sociedade civil organizada e o setor produtivo. A SMTER tem ampliado sua atuação com uma agenda descentralizada, levando oportunidades e serviços a todos os cantos e fortalecendo o ecossistema de empregabilidade da cidade. Nossas ações são planejadas para aproximar o cidadão das oportunidades e gerar impactos concretos no dia a dia das pessoas e das empresas”, afirmou o secretário.

Makiolke também destacou o impacto das políticas públicas implementadas desde o início do mandato. “A Secretaria do Trabalho vem contando com todo o apoio do prefeito Tiago Amaral. Iniciativas como o Conecta Norte, que aproximou o cidadão das vagas e da qualificação, e a desburocratização dos serviços promovida pela nossa Secretaria de Fazenda, por exemplo, criaram um ambiente mais ágil e que atrai investimentos. Somando isso ao nosso atendimento humano e acolhedor, chegamos a esse resultado expressivo no ano e que mostra que Londrina está no caminho certo”, pontuou o secretário.

Entre os destaques do ano está o desempenho da indústria local, que gerou quase mil novos postos de trabalho formais em 2025, enquanto em 2024 inteiro ficou abaixo de 250. “O número reforça o impacto das medidas adotadas para reindustrializar Londrina e diversificar sua base econômica, compromisso firmado no plano de governo. Logo no primeiro ano da nova gestão, os efeitos positivos das ações de estímulo à indústria já são visíveis e alinhadas com os interesses do setor produtivo e da população e promovendo o desenvolvimento local e sustentável”, concluiu Makiolke. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9