Londrina terá nova unidade do Hemocentro Regional no centro da cidade

Investimento de R$ 1 milhão busca ampliar coleta de sangue e facilitar o acesso dos doadores

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução / Hemocentro HU

Nos próximos meses, Londrina contará com uma nova unidade do Hemocentro Regional, localizada na Rua Prefeito Hugo Cabral, no centro da cidade. O objetivo é facilitar o atendimento aos doadores e ampliar a coleta de sangue, beneficiando toda a 17ª Regional de Saúde, que atende 21 municípios do Norte do Paraná. As obras já foram planejadas e têm previsão de conclusão até o segundo semestre de 2025 . O investimento de cerca de R$ 1 milhão é financiado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) .

Estrutura do novo Hemocentro
📌Área total de 325m² , no prédio da antiga Clínica Odontológica Universitária (COU).
📌Cinco cadeiras de coleta , com capacidade para atender até 1.000 doadores por mês .
📌 Setores de atendimento, sala de triagem, copa e ala de emergência .

A abertura da unidade ainda não tem dados definidos , pois depende da aquisição de equipamentos e contratação de pessoal .

Aumento da coleta de sangue
Atualmente, Londrina coleta cerca de 1.400 bolsas de sangue por mês . Com a nova unidade, a expectativa é ampliar esse número para 2.000 bolsas mensais , garantindo um atendimento mais amplo ao Sistema Único de Saúde (SUS) da região. O vice-reitor da UEL, professor Airton Petris , destacou a importância da descentralização do Hemocentro. “Essa articulação entre UEL, Hemepar e SESA melhorou a estrutura para doações, garantindo hemocomponentes para toda a região”, completou.

Já o coordenador do Hemocentro, Dr. Fausto Celso Trigo , ressaltou que uma nova unidade aumentou a acessibilidade e ajudou a suprir a demanda hospitalar. Com essa expansão, Londrina busca fortalecer a rede de doação de sangue e incentivar novos doadores , garantindo estoques seguros para pacientes da região.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9