Londrina vai substituir totens de segurança da Guarda Municipal por sistema com melhor custo-benefício
A decisão foi tomada após levantamento apontar que, nos últimos 100 dias, houve apenas 15 acionamentos dos equipamentos, sendo seis trotes e sete sem efetividade

A Secretaria Municipal de Defesa Social, em parceria com a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), anunciou que os 12 totens de segurança da Guarda Municipal de Londrina, instalados em 2023, serão substituídos por um novo modelo mais eficiente e com melhor custo-benefício. A decisão foi tomada após levantamento apontar que, nos últimos 100 dias, houve apenas 15 acionamentos dos equipamentos, sendo seis trotes e sete sem efetividade.
Os totens atuais, que possuem reconhecimento facial, seis câmeras e botão de emergência, custam cerca de R$ 200 mil por mês aos cofres públicos. A nova proposta prevê uma economia de 16%, com um gasto mensal estimado em R$ 160 mil, além de integrar novas soluções como Torres de Observação Rural e reconhecimento de placas de veículos.
Dois totens já foram removidos: o da frente do Ginásio Moringão e o do Espaço CEU, no Jardim Santa Rita. O contrato com a atual fornecedora vai até junho, e a expectativa é testar novas empresas, incluindo opções locais, antes de firmar um novo contrato.