Londrinense Livia Avancini conquista décima medalha seguida no Troféu Brasil de Atletismo

Atleta da equipe Londrina/FEL/IPEC faz história com pódio ininterrupto desde 2016 e projeta Olimpíadas de Los Angeles em

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Créditos: Osvaldo F. / CBAt

A arremessadora de peso Livia Avancini, da equipe Londrina/FEL/IPEC, alcançou um marco histórico na carreira ao conquistar sua décima medalha consecutiva no Troféu Brasil de Atletismo, a principal competição da modalidade na América Latina. A edição de 2025, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, teve disputa acirrada, e Livia garantiu o bronze, mantendo sua impressionante sequência de pódios iniciada em 2016.

Com um currículo repleto de conquistas, a londrinense já é considerada uma das maiores representantes brasileiras do arremesso do peso. “É uma felicidade muito grande. São poucos os atletas que conseguem esse feito. É uma competição de altíssimo nível, com as melhores do país. Se manter nesse patamar por tanto tempo exige muito trabalho e sacrifício”, destacou a atleta.

Das dez medalhas conquistadas ao longo da década, Livia alternou entre pratas e bronzes, com destaque para o ouro em 2021, quando subiu ao lugar mais alto do pódio. “Sempre tive uma ligação forte com o Troféu Brasil. As preparações são intensas e sempre contei com o apoio da minha treinadora, Silvana, que está comigo desde o começo”, ressaltou.

Aos 33 anos, Livia é a atleta em atividade há mais tempo na equipe londrinense. Com o uniforme do time pé-vermelho, foi bicampeã sul-americana indoor (2021 e 2022), disputou dois campeonatos mundiais e chegou ao auge em 2024, quando integrou a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. “É gratificante olhar para trás e ver tudo o que construímos. Aquela menina de 12 anos que começou nos treinos jamais imaginaria viver tudo isso”, emocionou-se Livia.

E o futuro já tem novo objetivo: os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. A atleta segue firme na rotina de treinos, de olho em mais uma realização. “É mais uma meta para fechar com chave de ouro. Vamos seguir trabalhando, corrigindo o que precisa e buscando evolução”, projetou. Parceira de longa data, a técnica Silvana Vieira é peça-chave nessa jornada. “Desde o início tivemos uma sintonia especial. A Livia é extremamente determinada, com muito potencial. Seguiremos juntas, trabalhando para alcançar novos feitos”, afirmou a treinadora.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9