Londrinenses conquistam medalhas nos Jogos de Integração do Idoso
Os Jogos da Integração do Idoso acontecem desde 1995. A iniciativa é do Governo do Estado e tem o propósito de incentivar a prática de atividades físicas e esportivas entre pessoas da terceira idade. Foto: SMS/Divulgação

A comitiva londrinense que esteve em Pontal do Paraná entre os dias 7 e 11 de novembro para participar dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDO) retornou com saldo positivo. Formado por 30 atletas, o grupo conquistou medalhas e teve a oportunidade de desenvolver seu espírito esportivo e cuidar da saúde física e mental. A competição reúne anualmente, no litoral do estado, pessoas com mais de 60 anos para a prática de atividades esportivas e recreativas. Apenas nesta edição, foram mais de 900 atletas e 100 profissionais inscritos, representando 35 municípios paranaenses.

A viagem foi viabilizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Os atletas londrinenses participaram das modalidades: vôlei câmbio, vôlei no escuro, vôlei de praia, handebol por zona, peteca, basquete relógio, damas e dominó. Eles foram selecionados através dos grupos de atividades físicas que são realizados pelas Equipes Multiprofissionais de Saúde, atreladas à Unidades Básicas de Saúde (UBS). Londrina foi medalhista de bronze no basquete relógio e conquistou o ouro no dominó por duplas.

Os idosos viajaram para Pontal do Paraná acompanhados do educador físico Geder Harami, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ressalta os benefícios da experiência para os participantes. “Alguns até conheceram o mar pela primeira vez, mas, de forma geral, eles tiveram uma experiência diferente, em que puderam demonstrar a coletividade e um protagonismo de vida”, elenca. Os Jogos da Integração do Idoso acontecem desde 1995. A iniciativa é do Governo do Estado e tem o propósito de incentivar a prática de atividades físicas e esportivas entre pessoas da terceira idade, promovendo a melhora da autoestima e das habilidades físicas entre os participantes. “A pessoa, mesmo depois de idosa, consegue superar seus próprios obstáculos”, resume Harami.

Um dos integrantes da comitiva londrinense é Antônio Barrinuevo, de 69 anos, medalhista de ouro no dominó em duplas junto com Antônio Bezerra. Barrinuevo conta que joga dominó desde criança e, quando surgiu a oportunidade de competir com representantes de outras cidades, não pensou duas vezes. Antes de viajar para Pontal do Paraná, ele e Bezerra combinaram estratégias para as disputas. Porém, além do aspecto competitivo, o atleta se diz satisfeito com a estrutura dos Jogos e o acompanhamento dos profissionais envolvidos. “Para mim, foi excelente. Fizemos boas amizades, e estar participando junto com os professores é ótimo para a saúde mental e física. Recebemos toda a atenção necessária”, relata Barrinuevo. O campeão complementa que pretende participar das próximas edições.

Já Nilva Zanatta, de 65 anos, escolheu quatro modalidades para competir. Ela representou Londrina no vôlei de praia, vôlei câmbio, basquete relógio e handebol. Zanatta também parabeniza os professores que se dedicaram a treinar e acompanhar os idosos pela “coragem e ousadia”. Ela conta que se sentiu feliz em competir no litoral e que buscou fazer o seu melhor em quadra. “Foi uma experiência incrível, jamais esqueceremos”, finaliza. Com informações do N.Com.