Lula cancela viagem à Rússia após sofrer acidente doméstico e seguirá realizando exames médicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua viagem à Rússia, onde participaria da Cúpula do BRICS em Kazan, após sofrer um acidente doméstico em Brasília no último sábado (19)

Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês da capital federal com um corte na nuca, identificado como um ferimento corto-contuso na região occipital.
Apesar do susto, o boletim médico informou que o caso não é grave. O presidente levou cinco pontos no ferimento e foi liberado para retornar ao Palácio da Alvorada, mas foi orientado a evitar viagens longas. De acordo com o cardiologista Roberto Kalil Filho, responsável pelos cuidados médicos do presidente, Lula realizará novos exames ao longo desta semana, embora esteja apto a manter sua agenda normal no Palácio do Planalto.
“O trauma não foi pequeno, foi significativo na região occipital. Além do corte, houve uma pequena hemorragia cerebral na região frontotemporal. No entanto, ele está bem e liberado para continuar suas atividades”, explicou Kalil.
Lula participará da Cúpula do BRICS, marcada para começar na próxima terça-feira (22), por videoconferência. O presidente também tinha reuniões bilaterais agendadas com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, que agora serão conduzidas remotamente.
A lesão de Lula, um ferimento corto-contuso, é comum em quedas e acidentes que envolvem objetos pesados e cortantes, e consiste em um corte acompanhado de uma contusão mais profunda nos tecidos abaixo da pele.
O presidente voltará a realizar exames durante a semana para monitorar sua recuperação, mas a equipe médica tranquilizou a população, afirmando que ele está bem e em condições de cumprir sua agenda no Brasil.