Lula lidera disputa de segundo turno contra Flávio Bolsonaro, aponta pesquisa Quaest
Presidente tem 46% das intenções de voto; levantamento é o primeiro sem o nome de Jair Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 46% das intenções de voto, contra 36% de Flávio Bolsonaro, em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (16). O levantamento é o primeiro realizado sem a inclusão do nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, que anunciou Flávio como candidato no início de dezembro.
Em comparação com a pesquisa anterior, feita em agosto, Lula apresentou oscilação negativa de dois pontos percentuais, enquanto Flávio cresceu quatro pontos, movimento registrado após o anúncio oficial de sua candidatura.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento também simulou um segundo turno entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse cenário, o presidente aparece com 45%, enquanto Tarcísio soma 35%, ampliando a vantagem de Lula em relação à pesquisa anterior, após uma alta de quatro pontos do petista e queda de um ponto do governador.

