Luva inteligente criada por estudante de Guarapuava é destaque na Jornada Educatech 2024
O dispositivo transforma movimentos dos dedos em mensagens exibidas em uma tela e monitora, em tempo real, os padrões de curvatura das mãos

As smart gloves (luvas inteligentes), desenvolvidas por José Guilherme Pereira da Luz, ex-aluno do Colégio Estadual Professor Pedro Carli, em Guarapuava, foram reconhecidas entre os melhores projetos da Jornada Educatech 2024, promovida pela Fundação Araucária e pela a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Seti.
O dispositivo transforma movimentos dos dedos em mensagens exibidas em uma tela e monitora, em tempo real, os padrões de curvatura das mãos. A tecnologia pode auxiliar tanto na reabilitação motora de pacientes em fisioterapia quanto na comunicação de pessoas com dificuldade de fala. Cada gesto aciona mensagens pré-programadas, como “tenho sede” ou “sinto dor”, que podem ser enviadas a cuidadores via celular, com suporte também para áudio.
Inspirado na experiência do avô que sofreu um AVC, José Guilherme — hoje estudante de Ciência da Computação na Unicentro — desenvolveu o projeto durante as aulas de Programação e Robótica, orientado pelo professor Willian Schön Lopes. A iniciativa está em fase de testes com profissionais da saúde e em processo de patente. Com informações AEN.