Maio Furta-Cor alerta sobre a saúde mental materna em Londrina
Campanha terá diversas atividades ao longo do mês, a fim de sensibilizar a população para a causa

Durante todo o mês de maio, o município de Londrina terá diversas ações da campanha comunitária Maio Furta-Cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano após o parto. A cada cinco mulheres, uma tem, pelo menos, um episódio de transtorno mental – como depressão e ansiedade – na gravidez ou até um ano depois do nascimento do bebê.
A primeira atividade da campanha será a roda de conversa com o tema “Saúde Mental Materna Importa – A importância do aprofundamento do olhar para a saúde mental da mulher mãe”. Será nesta sexta-feira (5), às 19h, no Salão Social do Sesc Londrina Centro (Rua Fernando de Noronha, 264). A participação é gratuita (com certificação) e a facilitadora será a médica psiquiatra e idealizadora do Maio Furta-Cor, Patrícia Piper. Para participar é necessário se inscrever aqui. Solicita-se que os participantes levem alimentos ou itens de higiene e limpeza que serão destinados para o Programa Mesa Brasil.
Outro destaque da programação será a mesa redonda com o tema “Reflexão sobre os diferentes tipos de maternidades e a importância da saúde mental materna”, que acontecerá terça-feira (9), às 19h, no Centro de Eventos do Shopping Aurora (4º piso). A atividade contará com a participação de sete mães. A promoção é da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Unimed Londrina.
Rei Charles III será coroado no próximo sábado
No dia 12, às 19h, no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52), haverá outra roda de conversa, com tema “Adolescer, o que fazer?”. O encontro oferece a oportunidade de conversar sobre como os pais se sentem na fase da adolescência de seus filhos, pois muito se fala de quando o bebê chega, mas pouco se aborda quando ele cresce. Serão debatidas perguntas como: Meus filhos estão crescendo, o que muda em casa, como dialogar com eles, como orientar?
As facilitadoras serão Fernanda Alberici, psicóloga; Flávia Cabral, professora e vereadora; Marília Bittencourt, enfermeira obstetra; e Marjorie Ostrowski, produtora de conteúdo do Portal Bonde. O encontro contará, também, com a participação de quatro mães de adolescentes, as quais falarão sobre suas vivências diárias nessa fase de criação dos filhos. A atividade é gratuita e aberta ao público. O Sesc solicita que os participantes levem agasalhos para doação.
Sobre a campanha – O Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos. Existe desde 2020 e em três anos já aprovou mais de 30 leis sobre o tema, sendo três delas estaduais (PR, SE e DF). As mais de 250 representantes da campanha estão presentes em quatro continentes (América, África, Ásia e Europa) e em mais de 12 países.
Com Informações do N.Com.