Mais de 100 cursos de Medicina recebem avaliação insatisfatória e sofrem punições no Enamed

Resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira apontam restrições no Fies e suspensão de vagas em faculdades mal avaliadas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa

Mais de 100 cursos de Medicina do país receberam conceitos 1 e 2, considerados insatisfatórios, no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (19), em Brasília. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% ficaram abaixo do nível esperado. As instituições com desempenho ruim serão punidas com restrição no Fies e suspensão ou redução de vagas. Antes da divulgação, uma entidade que representa universidades particulares tentou barrar judicialmente a publicação dos resultados, mas a ação foi negada.

De acordo com o Inep, 24 cursos obtiveram conceito 1 e 83 cursos ficaram com conceito 2. Participaram da avaliação cerca de 89 mil estudantes, incluindo 39 mil concluintes. Entre os formandos, apenas 67% alcançaram resultado considerado proficiente, enquanto quase 13 mil não demonstraram conhecimento suficiente na prova. A análise por tipo de instituição mostrou desempenho mais fraco em faculdades públicas municipais e privadas com fins lucrativos, enquanto os melhores resultados se concentraram nas universidades públicas federais e estaduais.

As penalidades variam conforme o conceito: cursos com nota 1 terão suspensão total de novos ingressos, enquanto os de nota 2 sofrerão redução de vagas. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, 99 cursos estarão sujeitos às punições, já que instituições estaduais e municipais não estão sob gestão direta do ministério. As faculdades ainda poderão apresentar defesa. “É um instrumento para que as instituições se aperfeiçoem e garantam ensino de qualidade, protegendo a população que será atendida por esses profissionais”, afirmou o ministro.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9