Mais de 1,5 mil voluntários atuam pela preservação ambiental no Paraná

No Dia Nacional do Voluntário, destaque vai para montanhistas do Cosmo, que apoiam resgates e proteção na Serra do Mar

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação / Brigada Caratuva

O Paraná conta com 1.594 voluntários que dedicam parte de seu tempo a ações de preservação ambiental em diferentes frentes coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O reconhecimento acontece nesta quinta-feira (28), quando se celebra o Dia Nacional do Voluntário.

Entre os grupos em atuação está o Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo), criado em 1996 e integrado por montanhistas que atuam, aos fins de semana e feriados, no Parque Estadual Pico do Marumbi, entre Morretes, Piraquara e Quatro Barras. O coletivo presta apoio a resgates, ajuda na manutenção das trilhas e atua na prevenção de incêndios florestais, em parceria com o IAT desde 2022. “O montanhismo nos oferece tantos lugares bonitos, que precisamos trabalhar para preservar isso para nossos filhos e netos”, disse o voluntário André Rego, integrante do Cosmo.

Formado por 55 montanhistas experientes, o grupo reúne profissionais de várias áreas, como médicos, guias de montanha, socorristas, professores e engenheiros. Uma ala específica, a Brigada Voluntária de Caratuva, atua na região da Serra do Mar, reforçando a proteção da área. “Não buscamos reconhecimento, apenas colaborar com a segurança das pessoas e a preservação ambiental”, destacou o coordenador da brigada, Rafael Gava. Com quase três décadas de existência, o Cosmo se consolidou como referência no apoio ao trabalho do Estado na proteção de áreas naturais e na segurança dos visitantes.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9