Maratona de Londrina tem edição recorde com 4.500 atletas confirmados para domingo
Foto: Divulgação

Um grande evento esportivo ao ar livre, envolvendo corridas de rua e milhares de pessoas de diferentes partes do Brasil, será realizado em Londrina na manhã de domingo (23). Trata-se da Maratona de Londrina, que terá sua maior edição já realizada, totalizando recorde de 4.500 atletas inscritos para as provas. Com cota de vagas já esgotada para todas as modalidades, o evento terá quatro percursos (5km, 10km, 21km e 42km), sendo a primeira largada programada a partir as 5h da manhã. O ponto de partida será o Shopping Catuaí (Rodovia Celso Garcia Cid, 5.600) e o limite máximo de conclusão será de 6 horas, tempo variável conforme cada percurso.

Os atletas farão a largada em pelotões específicos distintos entre si. A maratona principal, da elite Masculina e Feminina, com trajeto de 42 km, irá ocorrer com saída às 5h. Vinte minutos depois, haverá a largada da meia maratona (21km). Depois, ocorrem as partidas das corridas de 10km para pessoas com deficiência (PcD), às 5h30, e para demais atletas, às 5h32. Por último, sairão os atletas inscritos nas provas de 5km – PcD às 5h40 e demais participantes às 5h42. Os percursos foram elaborados aliando a viabilidade esportiva dos trajetos com áreas atrativas, para que os atletas tenham uma experiência boa e proveitosa em termos de prova, percorrendo locais tradicionais como o Lago Igapó, Barragem, Zerão, Vale do Rubi e outras áreas com natureza, além de passagens por rodovias, avenidas e ruas que permitem cenários urbanos bonitos.

Todos os trajetos das provas e detalhes sobre o evento estão reunidos no site www.maratonadelondrina.com.br. O perfil no Instagram @maratonalondrina_adama traz atualizações, bem como o perfil @capaeventos, que mostra vídeos com o traçado dos percursos e análises especializadas sobre cada rota. A magnitude do evento, em 2024, se comprova pela pluralidade na participação, já que atletas de 15 estados se inscreveram para competir nas corridas, incluindo milhares de londrinenses e quase 2 mil pessoas vindas de outras cidades. Estão inscritas pessoas entre 14 e 75 anos.

Segundo o sócio-diretor da agência Capa, organizadora da Maratona de Londrina, e membro organizador do evento, Guilherme Piazzalunga, a edição 2024 será histórica, destacando o nome do município em nível nacional dentro do segmento de corridas de rua. “Teremos uma maratona jamais vista antes aqui, é o principal evento dessa natureza em Londrina, atraindo gente de várias partes, movimentando e valorizando a cidade, além de colaborar com a economia local. O impacto é grande, desde a rede hoteleira, comércio, restaurantes, shoppings, transportes e serviços. Fora o recorde de mais de 4.500 atletas inscritos, temos toda uma estrutura de bastidores trabalhando, entre fornecedores de estrutura, som, assessoria técnica, equipes de apoio e outros tantos colaboradores, envolvendo as parcerias feitas, chegando a mais de 400 pessoas envolvidas diretamente, e quase o dobro disso incluindo a participação indireta”, salientou em entrevista ao N.Com.

Interdições de trânsito – Na manhã de domingo, durante as corridas, as vias que formam os percursos serão interditadas, algumas delas com bloqueio total e outras, parcialmente, em meia pista. Por esse motivo, os motoristas que passarem pelos locais devem se atentar para as sinalizações e utilizar rotas alternativas. As interdições começarão a partir das 2h da madrugada e as sinalizações serão feitas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que fará o monitoramento do evento juntamente com a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Conforme os atletas forem passando pelos trechos, os trajetos vão sendo liberados, a fim de agilizar o desbloqueio de trânsito. De acordo com a organização, como o evento inicia oficialmente ainda bem cedo, a partir das 5h, e a movimentação de veículos é baixa nesse período do domingo, a realização das provas não trará impacto significativo ao fluxo trânsito. Com informações do N.Com.