MEC regula ensino à distância e proíbe EAD para Medicina, Direito e outras áreas

Proibição de EAD para cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia, que deverão ser oferecidos apenas presencialmente

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: ilustrativa site: revistaensinosuperior.com.br

O Ministério da Educação, MEC, assinou, nesta segunda-feira (19), o decreto que institui a Nova Política de Educação à Distância, após quase um ano de atrasos. A medida visa conter o crescimento descontrolado dos cursos EAD e define novas regras para as instituições de ensino superior.

Entre as principais mudanças, estão:

Proibição de EAD para cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia, que deverão ser oferecidos apenas presencialmente.

Nenhum curso poderá ser 100% à distância: todos devem ter ao menos 20% da carga horária presencial ou com aulas ao vivo (síncronas).

Avaliações obrigatoriamente presenciais.

Criação da modalidade semipresencial, com aulas on-line combinadas a atividades físicas obrigatórias, como estágios e laboratórios.

Polos EAD deverão ter infraestrutura mínima, incluindo laboratórios, coordenação e internet. Não será mais permitido o uso compartilhado entre instituições. A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) considerou a iniciativa positiva, mas espera a íntegra do decreto para análise jurídica e defesa dos interesses das instituições privadas. Cursos já iniciados no formato antigo poderão ser concluídos conforme planejado. Com informações G1.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9