Medicina segue liderando concorrência no Vestibular UEL 2026
Curso registra 135 candidatos por vaga; psicologia, biomedicina e tecnologia também estão entre os mais procurados

O curso de Medicina segue como o mais disputado no Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). São 5.816 inscritos para 64 vagas, o que representa uma concorrência média de 135,35 candidatos por vaga. Segundo a coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), Sandra Garcia, outros cursos bastante procurados foram biomedicina, psicologia, ciência da computação e ciência de dados e inteligência artificial, que completam a lista dos cinco mais concorridos.
Na outra ponta, cursos como arquivologia, física licenciatura, letras português, matemática e letras espanhol registraram menos de um candidato por vaga.
O resultado da Prova de Habilidades Específicas (PHE) também foi divulgado. Entre os 948 inscritos nos cursos de arquitetura e urbanismo, artes visuais, design gráfico, design de moda e música, 632 foram aprovados e permanecem concorrendo à primeira opção escolhida. O curso de Arquitetura e Urbanismo liderou em número de aprovados, com 265 classificados. Os 316 não aprovados ou ausentes passam automaticamente a concorrer à segunda opção de curso.
A próxima etapa do vestibular será em 26 de outubro, com a prova de conhecimentos gerais e redação. Neste ano, os candidatos terão 5 horas para resolver a prova, uma hora a mais em relação às edições anteriores. Já no dia 27 de outubro, será aplicada a prova de conhecimentos específicos para 12 cursos de graduação. No total, o Vestibular UEL 2026 conta com 17.296 candidatos inscritos para disputar 1.981 vagas em 53 cursos de graduação.

