Médico explica diagnóstico que afeta Angelina Jolie e 80 mil brasileiros por ano

Paralisia de Bell causa fraqueza facial repentina e pode impactar comunicação e autoestima

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Internet

Nesta quarta-feira (4), a atriz e ativista Angelina Jolie completa 50 anos. Além da carreira premiada e do trabalho humanitário, ela também é conhecida por sua transparência ao lidar com questões de saúde. Em 2016, Jolie revelou ter sido diagnosticada com a Paralisia de Bell, condição que atinge cerca de 80 mil brasileiros por ano.

A Paralisia de Bell, também chamada de paralisia facial idiopática, provoca uma paralisia temporária dos músculos de um lado do rosto, sendo seus sintomas mais visíveis a boca torta e a dificuldade de movimentar a face.

Segundo o otorrinolaringologista Dr. José Ricardo Gurgel Testa, a condição ocorre devido a um inchaço ou inflamação do nervo facial, que impede a transmissão de sinais para os músculos da face. “Quando afetado por alguma razão, esse nervo provoca sintomas como boca torta, dificuldade para movimentar o rosto e/ou falta de expressão em uma parte da face, o que também pode alterar de forma marcante a comunicação e a autoestima das pessoas”, explica.

Apesar de a maioria dos casos ser reversível, o médico alerta que se trata de uma emergência médica. “A precocidade do diagnóstico e tratamento é fator crucial no resultado de melhora ou cura”, reforça.

Ao menor sinal de paralisia facial, a orientação é procurar imediatamente um pronto-socorro para avaliação especializada.

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.