Meningite: nova vacina reforça proteção de crianças em Londrina
A recomendação vem do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde

A partir desta terça‑feira (1), bebês que completarem 12 meses e já tenham recebido as duas doses da vacina meningocócica C (aos 3 e 5 meses) passarão a ganhar o reforço com a vacina meningocócica ACWY nas Unidades Básicas de Saúde de Londrina. A vacina ACWY protege contra quatro tipos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y), responsáveis por meningite e meningococcemia. A recomendação vem do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
Como fica o novo calendário para meningite
3 meses: 1ª dose da meningo C
5 meses: 2ª dose da meningo C
12 meses: reforço com meningo ACWY
Quem perdeu o reforço pode tomá‑lo até 5 anos.
Crianças que já receberam duas doses + reforço da meningo C não precisam repetir a ACWY. A ACWY continua recomendada para adolescentes de 11 a 14 anos.
Londrina registra 92,5 % de cobertura para o reforço a bebês de 12 meses (meta é 95 %). Em 2025, o Paraná já confirmou 22 casos e 6 óbitos por doença meningocócica; em Londrina houve um caso de meningococcemia e nenhum óbito. A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrin, reforça: “Vacinar é a melhor maneira de proteger as crianças e a comunidade. Contamos com os pais para manter essas coberturas altas”. Com informações: N.Com