Menino de 2 anos é picado por escorpião em Bandeirantes e está internado no HU
Cidade do Norte Pioneiro enfrenta alta incidência de escorpiões, e autoridades reforçam ações de prevenção e combate aos animais peçonhentos

Um menino de dois anos permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL) após ser picado por um escorpião em Bandeirantes, no Norte Pioneiro do Paraná. O acidente ocorreu na última terça-feira (2).
De acordo com o hospital, a criança está consciente, respira sem auxílio de aparelhos e apresenta quadro clínico estável. Após a picada, ela recebeu os primeiros atendimentos na Santa Casa de Bandeirantes, unidade de referência para casos envolvendo animais peçonhentos no município por contar com soro antiescorpiônico.
O caso reacendeu o alerta para o aumento de acidentes envolvendo escorpiões na cidade. Somente entre janeiro e o início de julho deste ano, a Vigilância Epidemiológica de Bandeirantes registrou 129 notificações. Para a enfermeira responsável pelo setor, Luana Trindade, o município enfrenta um cenário de infestação.
Segundo a Prefeitura, diversas ações vêm sendo desenvolvidas para reduzir a presença dos animais, como buscas diurnas e noturnas em áreas de risco, investigação de acidentes, limpeza de terrenos e quintais com acúmulo de materiais e campanhas de orientação à população sobre medidas preventivas.
O diretor da Divisão de Vigilância Sanitária, Reinaldo Marqui, explicou que os escorpiões capturados são encaminhados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Sistema de Notificação de Animais Peçonhentos (SINAP). Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente é responsável por notificar proprietários para a limpeza de imóveis. Caso a determinação não seja cumprida dentro do prazo estabelecido, o serviço pode ser realizado pelo município, com cobrança posterior por meio do IPTU.
Crianças correm maior risco
A espécie predominante em Bandeirantes é o escorpião-amarelo, considerado o mais venenoso do Brasil. Em crianças, o envenenamento costuma evoluir com maior rapidez devido à menor massa corporal, aumentando o risco de complicações graves, como choque cardiogênico e parada cardiorrespiratória.
Por esse motivo, a recomendação das autoridades de saúde é procurar atendimento médico imediatamente após qualquer picada.
O Norte Pioneiro tem registrado aumento na presença desses animais nos últimos anos. Em 2025, o Governo do Paraná realizou forças-tarefa na região após mortes provocadas por acidentes com escorpiões. Entre as vítimas estavam duas crianças de Cambará, uma de Uraí e um adolescente de Jacarezinho.
Estado ampliou distribuição de soro
Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que o Paraná registrou 8.472 acidentes com escorpiões em 2025. Entre janeiro e junho deste ano, já foram contabilizados 3.291 casos, sem registro de mortes até o momento.
Atualmente, o Estado conta com 211 pontos de armazenamento de soro antiescorpiônico distribuídos pelas 22 Regionais de Saúde. Na área da 17ª Regional, o medicamento está disponível em Alvorada do Sul, Centenário do Sul, Guaraci, Jaguapitã, Porecatu, Primeiro de Maio e no Hospital Universitário de Londrina.
Já na 19ª Regional de Saúde, que atende o Norte Pioneiro, o número de municípios com estoque do soro foi ampliado em 2025. Além de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ibaiti e Wenceslau Brás, passaram a contar com o medicamento Ribeirão Claro e Cambará, medida adotada após a morte de duas crianças no município em um intervalo de apenas três meses.
Em casos de acidentes com animais peçonhentos, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Londrina (CIATox) oferece atendimento e orientação 24 horas pelo telefone (43) 3371-2244.
Acidentes com escorpiões em Bandeirantes em 2026
- Janeiro: 24 casos
- Fevereiro: 24
- Março: 27
- Abril: 21
- Maio: 10
- Junho: 12
- Julho (até o momento): 11 casos
Com informações da Folha de Londrina
