O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma nova onda de calor que chega a várias regiões do país, incluindo Londrina e o Norte do Paraná. O alerta laranja, que vale até a próxima quinta-feira (12), aponta perigo para as altas temperaturas que devem ser registradas nos próximos dias, além da baixa umidade relativa do ar. De acordo com o alerta, as temperaturas devem ficar acima da média, pelo período de três a cinco dias.
A baixa umidade também pode trazer riscos à saúde. A cidade registrou na última semana, o índice de 14% e, no útlimo domingo (08), apenas 19%, números semelhantes à umidade encontrada nos desertos. Em Londrina, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), a semana deverá registrar temperatura máxima na casa dos 37ºC, com mínimas que não ficarão abaixo dos 20ºC.
Ainda de acordo com o Simepar, a massa de ar seco e quente deixa as condições favoráveis ao aumento de risco de queimadas no estado, principalmente em função da baixa umidade e dos altos valores de temperatura no decorrer da tarde. Além disso, o fluxo dos ventos, em altitude, mantém o transporte de material particulado e fumaça das queimadas da Amazônia, Pantanal, Bolívia e Paraguai em direção ao Sul do Brasil; isto é, mais um dia de ‘céu cinzento’ e/ou névoa seca em quase todas as regiões paranaenses.