Michele Tomazinho pede ação do Ministério Público sobre situação crítica nos PEVs do Vista Bela e do Califórnia

Segundo a CMTU, a limpeza é feita diariamente com dez caminhões, e o local segue aberto para o descarte da população

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: assessoria de imprensa

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de Londrina, que recebem resíduos que não são coletados na coleta domiciliar comum, continuam enfrentando problemas graves. Entre os materiais aceitos estão entulhos de construção, restos de obras, madeira limpa, resíduos de jardinagem, móveis velhos e recicláveis, como papel, plástico, vidro e metais. Na manhã desta quinta-feira (5), equipes da Defesa Civil e uma comissão da Câmara de Vereadores vistoriaram o PEV do Vista Bela, na zona norte, que sofre com acúmulo constante de lixo, falta de organização e focos de incêndio. Segundo a CMTU, a limpeza é feita diariamente com dez caminhões, e o local segue aberto para o descarte da população.

A vereadora Michele Tomazinho visitou tanto o PEV do Vista Bela quanto o PEV do Califórnia na quarta-feira (4) e destacou os problemas de ambos os pontos. “Estive em visita tanto no PEV do Califórnia quanto no PEV Vista Bela, a situação de ambos é bem complicada, não só pela falta de limpeza, de manutenção dos pontos, mas também do lixo no entorno, que é deixado também no entorno, a situação da falta de segurança ali no entorno do PEV do Califórnia, em relação às abordagens, em relação à droga, as crianças brincando no meio do lixo ali na praça, bem ao lado, e a fumaça que realmente está prejudicando tanto as pessoas ali do Vista Bela quanto nos bairros ao entorno, a gente tem recebido inúmeras mensagens. Então, acionei o Ministério Público para que eles verifiquem se essas leis ambientais e também em relação à dignidade das pessoas estão sendo cumpridas.”

A parlamentar afirmou ainda que a situação do PEV do Califórnia é agravada pela falta de segurança no entorno, com abordagens de moradores e presença de tráfico, e que a fumaça tóxica do Vista Bela afeta não só os moradores próximos, mas também pessoas de bairros vizinhos, causando crises de asma e outros problemas respiratórios. Segundo ela, foi formalizado um pedido ao Ministério Público para fiscalização das leis ambientais e proteção da população.

O último incêndio de grandes proporções no PEV Vista Bela ocorreu na tarde de quarta-feira (28), atingindo materiais altamente inflamáveis e gerando fumaça intensa visível de diversos pontos da cidade. O Corpo de Bombeiros conseguiu conter parcialmente o fogo, que continuou queimando ao longo da noite. A prefeitura informou que haverá uma contratação emergencial para limpeza e manutenção, mas a vereadora alerta que a medida é temporária e exige fiscalização rigorosa para evitar novos incêndios e garantir a segurança da população.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9