Militar reformado é preso em Curitiba em operação contra tráfico de armas ligada a facções do Rio de Janeiro
Suspeito foi flagrado com arsenal, munições e equipamentos para fabricar armamento artesanal; investigações apontam negociações frequentes com criminosos

Um militar reformado das Forças Armadas foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (13) no bairro Parolin, em Curitiba, durante uma operação da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Segundo a investigação, o suspeito — cujo nome e força de origem não foram divulgados — foi identificado em interceptações telefônicas negociando armas com facções criminosas do RJ. A defesa informou que não irá se manifestar.
Durante o cumprimento dos mandados de busca na residência do investigado, a Polícia Civil do Paraná encontrou armas, uma grande quantidade de munições e equipamentos usados para a produção de armamentos artesanais. O delegado Rodrigo Brown informou que o militar já tinha antecedentes e chegou a ser preso pela Polícia Federal por envolvimento com venda ilegal de munições.
De acordo com a Polícia Civil fluminense, a operação começou após perícia em dispositivos apreendidos em fases anteriores, que revelaram trocas de mensagens, arquivos e registros audiovisuais apontando a negociação sistemática de armas de calibres variados, além de insumos para recarga. As comunicações mostram lucros entre 100% e 150% e uso de transportadoras privadas para enviar os armamentos de forma clandestina, com orientação para ocultar remetentes e conteúdo. A investigação também identificou locais de fabricação e armazenamento de peças e munições, que abasteciam o comércio ilegal sem qualquer controle.

