O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, entregou em mãos ao governador Ratinho Júnior, nesta segunda-feira (18), a lista tríplice com as indicações para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná no biênio 2024-2026. Conforme determinam as Constituições Federal e Estadual, o governador do Estado tem a atribuição de indicar quem será o novo chefe da instituição entre os nomes que compõem a lista formada pelos três candidatos mais votados pelos membros do MPPR.

A eleição para procurador-geral de Justiça ocorreu no dia 14 de março e registrou a participação de 780 membros da instituição. Os três mais votados foram Francisco Zanicotti, Ivonei Sfoggia e Mauro Sérgio Rocha.

Apesar de Ratinho Júnior ter autonomia para a escolha de um dos indicados, a Associação Paranaense do Ministério Público e a Associação Nacional de Membros do Ministério Público protocolaram um ofício junto ao governador solicitando que o candidato mais votado na eleição interna seja nomeado como o novo PGJ. Sendo assim, seria o nome de Francisco Zanicotti – que teve 418 votos.

Reportaremos assim que sair a decisão do governador.