Ministério suspende feiras de aves para evitar gripe aviária no país

Medida, de caráter preventivo, tem validade inicial de 90 dias

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Medida foi tomada em função do risco de ingresso e disseminação da doença no país | © Finn Mund

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou hoje (30) uma portaria que suspende em todo o território nacional a realização de eventos com aglomeração de aves, como exposições, torneios e feiras, além da criação de aves ao ar livre com acesso a piquetes sem telas na parte superior em estabelecimentos registrados.

Rádio Notícias 1 e 2 estão disponíveis para ouvir quando quiser!

A medida é preventiva e tem validade de 90 dias inicialmente, visando evitar o risco de ingresso e disseminação da gripe aviária (influenza aviária) no país. A suspensão se aplica a todas as espécies de aves, sejam elas de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro, ou criadas para outras finalidades.

Em janeiro, o Mapa emitiu uma nota técnica alertando sobre a necessidade de medidas preventivas contra a gripe aviária devido ao aumento da notificação de casos de focos da doença em diversos países do mundo. A pasta determinou um aumento das atividades de vigilância sanitária nos estabelecimentos avícolas e a realização de vigilância epidemiológica em todos os sítios de aves migratórias reconhecidos pelo Departamento de Saúde Animal.

TCU manda Marinha devolver R$ 27 mil pagos por Viagra superfaturado

A nota também enfatizou a intensificação das atividades de vigilância sanitária e fiscalização em portos, aeroportos internacionais, postos de fronteira e aduanas especiais, além da proibição da entrada de aves oriundas de países onde a doença está presente. O ministério também determinou maior rigor dos requisitos para a importação de material genético de aves para reduzir o risco de entrada da gripe aviária no país.

Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
Valmir Pedroso

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9