Ministro da Fazenda declara que Brasil amadureceu com a aprovação da reforma tributária no Congresso
Parlamentares aprovaram o texto-base da proposta na Câmara dos Deputados. Segundo o ministro, projetos de leis que regulamentem a reforma devem ser enviados em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou a aprovação em primeiro turno da reforma tributária pelo Congresso Nacional nesta sexta-feira (15). “Eu estou feliz com esse resultado, sei que a nossa jornada não termina com a 1185 [MP das subvenções] e com a reforma tributária, demos passos importantes nesse ano”, disse o ministro. O ministro afirmou que o governo deve enviar ao Congresso em 2024 as propostas para leis que vão regulamentar a reforma.
A aprovação é uma vitória do governo Lula e um momento histórico no país. A reforma tributária é discutida há cerca de 30 anos, sem ter avançado no Congresso Nacional durante os governos anteriores. O sistema atual foi criado na década de 1960. As mudanças serão concluídas só em 2033. Até lá há um período de transição e de regulamentação de diversos trechos. O Executivo terá até 180 dias a partir da promulgação para enviar os projetos de lei complementar que regulamentarão a reforma.

