Ministro da Justiça proibe PRF de realizar bloqueios durante eleições
Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, declarou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está proibida de realizar bloqueios nas estradas durante as eleições municipais deste domingo (06). A PRF deverá atuar para facilitar o trânsito dos eleitores, em conformidade com um acordo entre o Ministério e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso um bloqueio seja necessário devido a algum incidente, a PRF será responsável por organizar rotas alternativas.

“Não haverá bloqueios em estradas pela Polícia Rodoviária Federal”, afirmou Lewandowski em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”. Ele ressaltou que a PRF também está orientada a coibir crimes eleitorais e que um aparato estará de prontidão para intervir, caso solicitado por juízes eleitorais locais, que ganharão autoridade federal para agir.

Lewandowski também destacou a colaboração entre o governo federal e o TSE para garantir a segurança das eleições. Além disso, ele anunciou que será proibido portar armas 48 horas antes e 24 horas após o pleito, para assegurar que os eleitores possam exercer seu direito de voto sem constrangimentos.

O ministro reforçou o compromisso do TSE no combate à disseminação de desinformação e fake news, e destacou o papel das polícias militares no combate a crimes eleitorais, como compra de votos e abuso de poder econômico, crimes classificados como federais por representarem uma ameaça à democracia.

Com informações da Agência Brasil.