A Arquidiocese de Londrina celebra na próxima terça-feira, dia 26 de março, a Missa dos Santos Óleos, ou Missa do Crisma, no Ginásio de Esportes Moringão, às 19h30.

A celebração será presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, com a presença dos padres da arquidiocese, que renovarão suas promessas sacerdotais. É esperado um público de 5 mil pessoas, das 16 cidades e 84 paróquias que compõem a Arquidiocese de Londrina, entre diáconos, religiosos, seminaristas, lideranças religiosas e fiéis em geral.

Desde 2020, devido a pandemia de Covid-19, esta celebração vinha sendo realizada na Catedral Metropolitana de Londrina. Neste ano, retorna para o Ginásio de Esportes Moringão, local capaz de receber maior número de fiéis. Nessa Missa o arcebispo consagra o óleo do Crisma e abençoa os óleos dos sacramentos do Batismo e da Unção dos Enfermos que serão utilizados nas paróquias até a Páscoa do ano que vem.

Todos os presentes também renovam as professas batismais e os padres e diáconos renovam as promessas que fizeram no dia de sua ordenação. No final da missa haverá um bonito momento em que as luzes serão apagadas e os presentes acendem velas, deixando o ginásio todo iluminado.

Pontos fundamentais da Missa dos Santos Óleos:

1 – Consagração do Óleo do Crisma. Depois de consagrado, o óleo será levado a todas as comunidades da arquidiocese para ser usado na ministração do Sacramento do Crisma até a Páscoa de 2025;

2 – Bênção dos Óleos dos enfermos e catecúmenos. Depois de abençoados também serão levados a todas as comunidades da arquidiocese e usados na ministração dos Sacramentos do Batismo e da Unção dos Enfermos até a Páscoa de 2025;

3 – Renovação das Promessas Sacerdotais e Diaconais por parte dos padres e diáconos da arquidiocese diante do arcebispo dom Geremias Steinmetz.