Moradores da Vila Rural e Taquaruna protestam por melhorias em estradas e infraestrutura 

Segundo os manifestantes, a estrada estadual PR-532, sofre há anos com buracos e manutenções paliativas. Além dela, a estrada de terra que passa dentro da Vila Rural, de responsabilidade da prefeitura, também está em situação crítica, prejudicando o tráfego de moradores, ônibus escolares, veículos de transporte público e caminhões agrícolas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: divulgação

Na manhã desta sexta-feira (11), moradores da Vila Rural e do distrito de Taquaruna, em Tamarana, realizaram um protesto na PR-532, bloqueando os dois acessos à rodovia que liga a região ao distrito. A manifestação foi marcada por pneus queimados, veículos impedindo a passagem e gritos de revolta diante da falta de respostas do poder público quanto às condições precárias das vias. Segundo os manifestantes, a estrada estadual PR-532, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), sofre há anos com buracos e manutenções paliativas. Além dela, a estrada de terra que passa dentro da Vila Rural, de responsabilidade da prefeitura, também está em situação crítica, prejudicando o tráfego de moradores, ônibus escolares, veículos de transporte público e caminhões agrícolas.

Além dos buracos nas vias, os moradores cobram melhorias na iluminação pública e a criação de uma área de lazer dentro da Vila Rural. Segundo eles, a precariedade da infraestrutura afeta diretamente o dia a dia da comunidade, que é composta por famílias, estudantes, pequenos produtores e cerca de 15 fazendas que dependem da estrada para o escoamento da produção agrícola.

 

Foto: divulgação

O protesto contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Gilmar Domingues, que se comprometeu a percorrer a estrada para avaliar os problemas e dar uma resposta oficial aos moradores.  O secretário disse que a vila é dividida por um fundo de vale, formando dois compartimentos distintos, e apresenta várias estradas em condições precárias, além de uma grave deficiência no sistema de drenagem. “Alertamos os moradores sobre a importância de corrigir esse problema antes da recuperação das vias, pois sem drenagem adequada, as chuvas acabam destruindo rapidamente qualquer trabalho feito. Também foi identificada a necessidade de ações de conservação de solo, especialmente em uma fazenda localizada na parte superior da região, onde não há sistema de terraciamento, o que intensifica o carreamento da água para as estradas”, ressaltou. O secretário disse também que a prefeitura assumiu o compromisso de avaliar a revitalização de uma área de lazer solicitada pelos moradores.

Os moradores falaram que se não houver providências imediatas, poderão realizar novos bloqueios, inclusive no trecho da PR-445, como forma de pressionar tanto o município quanto o DER-PR a apresentarem soluções concretas.

 

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9