Morre aos 84 anos o sheik Ahmad Saleh Mahairi, líder islâmico e cidadão honorário de Londrina

Fundador da Mesquita Rei Faiçal, religioso foi referência nacional no diálogo inter-religioso e na difusão do islamismo no Brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

Morreu neste sábado (17), aos 84 anos, o sheik Ahmad Saleh Mahairi, reconhecido líder religioso, cidadão honorário de Londrina e uma das maiores referências da comunidade islâmica no Brasil. O velório acontece neste sábado, a partir das 10h30, na Mesquita Rei Faiçal, localizada na Rua São Marcos, 125, no bairro Vila Siam. O sepultamento ainda terá horário e local divulgados pela família.

Nascido em Damasco, na Síria, em 7 de fevereiro de 1941, o sheik Mahairi teve formação acadêmica e atuação missionária na Arábia Saudita e na República de Serra Leoa antes de chegar ao Brasil, em 1973, como representante religioso do governo saudita. Em Londrina, sua principal missão foi a fundação da Mesquita Rei Faiçal, inaugurada oficialmente em 1975, considerada a segunda mesquita construída no país.

Em 1978, publicou a obra O Caminho para o Islamismo, a primeira escrita em língua portuguesa com o objetivo de explicar os fundamentos do islamismo ao público brasileiro. Ao longo de mais de quatro décadas na cidade, atuou como supervisor para assuntos islâmicos no Brasil, idealizou o Cemitério Islâmico de Londrina, lecionou língua árabe na Universidade Estadual de Londrina por mais de 18 anos e publicou 13 livros, entre obras religiosas e materiais de gramática árabe.

Além da atuação religiosa e acadêmica, o sheik Ahmad Saleh Mahairi também se destacou pelo diálogo inter-religioso, mantendo laços próximos com a Igreja Católica e participando de eventos promovidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reforçando sua imagem como símbolo de convivência, respeito e integração cultural em Londrina e no país.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9