Morre Val Kilmer, aos 65 anos, vítima de pneumonia
Ator ficou eternizado como Batman e Iceman, e enfrentou longa batalha contra o câncer de garganta

Val Kilmer, conhecido por interpretar o Batman em Batman Eternamente (1995) e o icônico Iceman em Top Gun (1986), morreu nesta terça-feira (1º), aos 65 anos, em Los Angeles. A causa da morte foi pneumonia, segundo informou sua filha, Mercedes Kilmer, ao jornal The New York Times.
Em 2014, o ator foi diagnosticado com câncer de garganta, doença da qual se recuperou após anos de tratamento. Na época do diagnóstico, a família revelou que Kilmer inicialmente resistiu ao tratamento médico em razão de suas crenças religiosas. O câncer comprometeu sua fala, e em projetos recentes, como Top Gun: Maverick, a voz do ator foi recriada com ajuda de inteligência artificial.
Com uma carreira marcante nas décadas de 1980 e 1990, Val Kilmer também brilhou como Jim Morrison em The Doors (1991) e se destacou por sua intensidade nos bastidores, que rendeu tanto elogios quanto polêmicas. Em um documentário autobiográfico lançado recentemente, o ator refletiu sobre seus altos e baixos, dizendo: “Me comportei mal”. Kilmer deixa dois filhos, Mercedes e Jack, frutos de seu casamento com a atriz Joanne Whalley.