Mosaic promove debates sobre sustentabilidade neste final de semana em Londrina
Com uma programação formada por palestras e atividades, os participantes poderão debater o tema sustentabilidade a partir de debates e práticas coletivas. De sexta-feira (06) a domingo (08), a iniciativa começa às 14h e termina às 19h, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Neste final de semana, será realizada mais uma edição do projeto Mosaic, organizado pela organização Children’s International Summer Villages (CSIV), em Londrina. Com uma programação formada por palestras e atividades, os participantes poderão debater o tema sustentabilidade a partir de debates e práticas coletivas. De sexta-feira (06) a domingo (08), a iniciativa começa às 14h e termina às 19h, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Avenida João Miguel Caram, 731, Pioneiros. Para participar, é preciso realizar a inscrição gratuita através do formulário online, até quinta-feira (05). Todos os interessados podem participar, desde que tenham idade mínima de 16 anos.
Children ‘s International Summer Villages, conhecida como CSIV, é uma organização educacional internacional, sem fins lucrativos, que visa promover a educação para a paz por meio de experiências práticas e interculturais. Através desses preceitos, a unidade da ONG em Londrina realiza a segunda edição do Mosaic, desta vez com foco em debater o descarte, suas causas e consequências no meio ambiente e na sociedade, refletindo sobre como escolhas individuais e coletivas impactam o mundo.
Para a coordenadora do projeto e representante júnior, Luiza Marczak, a proposta é que o Mosaic estimule a reflexão e a mudança de atitudes em relação ao descarte no cotidiano. “É muito fácil falar sobre sustentabilidade, mas colocar isso em prática é outra história. A nossa expectativa é que o público venha, participe de forma ativa, entenda o conteúdo que está sendo trabalhado e consiga virar essa chave no dia a dia, especialmente em relação ao descarte. A ideia é que as pessoas reflitam, descubram mais sobre o tema e, a partir disso, construam soluções”, afirmou.
Entre os palestrantes confirmados, estão o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Alex Canziani, que realizará a abertura do evento, e o secretário do Conselho Municipal de Paz (COMPAZ) e gestor executivo do Londrina Pazeando, Luis Galhardi. Em sua palestra, prevista para domingo (8) às 18:40, Galhardi abordará o Selo Londrina Pazeando – Empresa (e/ou ONG) Embaixadora da Cultura de Paz, iniciativa que reconhece organizações comprometidas com a promoção da cultura de paz por meio de ações alinhadas à sustentabilidade, à responsabilidade social e à educação para valores humanos.
Além de integrar a programação, Galhardi ressaltou que a participação do Compaz vai além das apresentações formais, com envolvimento direto nas dinâmicas do evento e na interação com os jovens e demais participantes. “A proposta é criar um espaço de troca real com os jovens, estimulando o diálogo e a reflexão sobre sustentabilidade, Cultura de Paz e responsabilidade global. Mais do que apresentar o Selo, queremos ouvir, interagir e construir soluções junto com os participantes”, ressaltou. Mais informações podem ser acessadas por meio do perfil do Instagram, @juniorbranchlondrina. Com informações do N.Com.

