Mostra Grita celebra a palhaçaria feminina em Londrina com oficinas e espetáculos gratuitos

Com atrações até setembro, evento abre nesta sexta (8) com oficina do grupo Circo di SóLadies | Nem SóLadies e programação voltada à arte feita por mulheres

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Sissy Eiko / Divulgação

Formado por artistas de São Paulo que pesquisam a linguagem cômica na cena teatral, circense e audiovisual, o grupo Circo di SóLadies | Nem SóLadies, abre nesta sexta-feira (8), em Londrina, a 2ª edição da Mostra Grita – À Gosto das Palhaças, iniciativa que promete movimentar o cenário cultural da cidade. O evento vai reunir artistas de diversos estados e está voltado para o trabalho de palhaças e artistas mulheres. O Circo di SóLadies | Nem SóLadies vai ministrar a oficina “Introdução à palhaçaria feminista”, às 19h, na Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155) e é direcionada exclusivamente para o público feminino (cis e trans), acima de 18 anos. A atividade é gratuita, mas a organização pede a doação de um item de higiene feminino. A inscrição é através desse link.

No sábado (9), às 11h, o Circo di SóLadies | Nem SóLadies apresenta o espetáculo “A História Não Contada das Músicas Infantis”, no Calçadão de Londrina, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde. No espetáculo, os artistas mergulham no universo das personagens das músicas infantis e contam as histórias sob uma nova perspectiva, onde enfrentam seus medos, questionam os preconceitos e propõem as mudanças de enredo.  No domingo (10), às 19h, o grupo volta a se apresentar, desta vez com o espetáculo: “Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos”, na Vila Triolé. No palco, quatro palhaças encaram mais um dia de mesmice dentro de casa: limpar, passar, cozinhar. Até que a amiga Maria some e elas são obrigadas a enfrentar o tão temido fora, um lugar que não foi feito para elas, onde nenhuma mulher pode se aventurar. A classificação é livre.

A 2ª edição da Mostra Grita – À Gosto das Palhaças celebra a palhaçaria feminina com uma programação totalmente criada por mulheres – da concepção à produção, da curadoria à execução. A coordenação é da Grita Cia. de Palhaças, formada pelas atrizes Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari, que materializaram o sonho de criar um espaço genuíno de visibilidade para o trabalho de mulheres na palhaçaria.

A programação prossegue até o dia 1º de setembro e contempla o público adulto e também as crianças, reconhecendo que a formação de uma nova geração de espectadores começa cedo. Os espetáculos transitam entre o humor crítico e a poesia, entre a reflexão social e o puro deleite, sempre com o olhar sensível que caracteriza o trabalho dessas mulheres. O evento é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e o apoio da Vila Cultural Triolé. Toda a programação será com contribuição no chapéu ou por meio da doação de um item de higiene feminino.

Programação:

Sexta-feira, às 19h
Oficina: “Introdução à palhaçaria feminista” com Circo di SóLadies | Nem SóLadies (SP) – Acima de 18 anos
Local: Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)

Sábado, às 11h
Espetáculo: “A História Não Contada das Músicas Infantis” com Circo di SóLadies | Nem SóLadies (SP)
Local: Calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde

Domingo, às 19h
Espetáculo: “Choque Rosa” com Circo di SóLadies | Nem SóLadies
Local: Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9