MP recomenda que municípios do Paraná distribuam gratuitamente absorventes a estudantes do ensino público

O documento recomenda que sejam enviados projetos de lei às respectivas Câmaras de Vereadores

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Iporã, no Norte Central do estado, expediu recomendação administrativa para que os municípios de Iporã e Cafezal do Sul criem leis para promoção da dignidade menstrual. O documento recomenda que sejam enviados projetos de lei às respectivas Câmaras de Vereadores para que sejam distribuídos gratuitamente absorventes higiênicos às alunas matriculadas na rede pública de ensino.

O documento fundamenta-se no direito à saúde e cita o relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, lançado em maio do ano passado pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que traz “dados alarmantes sobre a falta de condições de mulheres quanto às condições mínimas de higiene no período menstrual”.

A Promotoria de Justiça estabeleceu prazo de 30 dias para o envio dos projetos de lei.

PUBLICIDADE
Simone Albieri

Jornalista | Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9