Mulher é presa em Irati por furtar própria mãe idosa com uso de fraude e abuso de confiança
As investigações revelaram que foi criada até uma nova conta bancária, em outro banco, onde a filha teria transferido a portabilidade da pensão, sem o conhecimento ou acesso da vítima

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente, na quarta-feira (9), em Irati, no Sudoeste do Estado, uma mulher de 36 anos suspeita de furto qualificado por fraude e abuso de confiança contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos.
Segundo as investigações, em janeiro de 2025, a vítima procurou a polícia após perceber diversos empréstimos consignados não autorizados, que passaram a comprometer sua pensão por morte. Com a ajuda de familiares, ela descobriu que também haviam sido feitas várias transferências via PIX para a filha.
A idosa contou que a filha passou a assisti-la após a morte do marido e tinha acesso aos seus documentos, além de ter habilitado as contas bancárias da mãe em seu próprio celular. As investigações revelaram que foi criada até uma nova conta bancária, em outro banco, onde a filha teria transferido a portabilidade da pensão, sem o conhecimento ou acesso da vítima.
De acordo com o delegado Gabriel Moura Marinho, a mulher utilizava fotos do rosto da mãe para concluir contratações de empréstimos e abrir a nova conta, alegando que era necessário para regularizar o benefício. Diante do risco iminente de continuidade do crime, já que a suspeita ainda tinha controle das contas bancárias da mãe, a polícia representou pela prisão preventiva, que foi deferida pela Justiça. A mulher foi encaminhada ao sistema penitenciário.
A PCPR reforça a importância da denúncia de crimes contra pessoas idosas. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197 (PCPR) ou 181 (Disque-Denúncia). Com informações PCPR