Londrina é um dos destaques da pesquisa Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com a colaboração da plataforma Gove Digital. Conforme o levantamento, a cidade aparece em segundo lugar no pilar Funcionamento da Máquina Pública, sendo superada apenas por Vitória, no Espírito Santo.

O estudo, que pode ser conferido neste link – https://conteudo.clp.org.br/ranking-de-competitividade-2023-relatorios -, analisou os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. No total, foram avaliados 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões (Instituições, Sociedade e Economia). A construção do Ranking de Competitividade dos Municípios contou com uma ampla revisão da literatura sobre indicadores sintéticos e com uma profunda análise de benchmarks nacionais e internacionais.

Foram utilizados, principalmente, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizados em 2022. Inserido na dimensão Instituições, o pilar Funcionamento da Máquina Pública é composto por seis indicadores: Custo da Função Administrativa; Custo da Função Legislativa; Qualidade da Informação Contábil e Fiscal; Tempo para Abertura de Empresas; Qualificação do Servidor; e Transparência Municipal.

Dentre esses critérios, Londrina apresenta desempenho excepcional no indicador Transparência Municipal, em que é a primeira colocada nacionalmente. Já no que se refere à Qualificação do Servidor, o município é o quinto colocado no Brasil. No resultado geral da pesquisa, considerados todos os indicadores, pilares e dimensões, a cidade aparece na 26ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), comemorou o resultado do Município no pilar Funcionamento da Máquina Pública. “Isso reflete a transparência e os esforços realizados para promover a eficiência da gestão. A Prefeitura vem aplicando os recursos dos impostos dos cidadãos de forma adequada, para que eles sejam convertidos em benefícios para a própria população”, disse. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, um dos pontos fortes da administração municipal é a qualidade das informações contábeis e fiscais fornecidas à população, bem como a capacitação do corpo técnico de servidores.

“Outro aspecto em que temos trabalhado para evoluir cada vez mais é a facilidade da abertura de empresas. Nós conseguimos agilizar as consultas prévias, automatizando 70% desses processos, e isso possibilitou à junta uma maior velocidade para fazer os registros de abertura das empresas. E, junto à Diretoria de Tecnologia de Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, estamos viabilizando a dispensa de alvarás para os empreendimentos de baixo risco e a emissão automática de alvarás para os de médio risco. Por meio dessa ação, 75% dos empreendimentos estarão dispensados do alvará ou receberão os alvarás de forma automática”, sublinhou.

Com informações do N.Com.