Município de Londrina tem a segunda máquina pública mais eficiente do Brasil

O estudo, analisou os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Londrina é um dos destaques da pesquisa Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com a colaboração da plataforma Gove Digital. Conforme o levantamento, a cidade aparece em segundo lugar no pilar Funcionamento da Máquina Pública, sendo superada apenas por Vitória, no Espírito Santo.

O estudo, que pode ser conferido neste link – https://conteudo.clp.org.br/ranking-de-competitividade-2023-relatorios -, analisou os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. No total, foram avaliados 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões (Instituições, Sociedade e Economia). A construção do Ranking de Competitividade dos Municípios contou com uma ampla revisão da literatura sobre indicadores sintéticos e com uma profunda análise de benchmarks nacionais e internacionais.

Foram utilizados, principalmente, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizados em 2022. Inserido na dimensão Instituições, o pilar Funcionamento da Máquina Pública é composto por seis indicadores: Custo da Função Administrativa; Custo da Função Legislativa; Qualidade da Informação Contábil e Fiscal; Tempo para Abertura de Empresas; Qualificação do Servidor; e Transparência Municipal.

Dentre esses critérios, Londrina apresenta desempenho excepcional no indicador Transparência Municipal, em que é a primeira colocada nacionalmente. Já no que se refere à Qualificação do Servidor, o município é o quinto colocado no Brasil. No resultado geral da pesquisa, considerados todos os indicadores, pilares e dimensões, a cidade aparece na 26ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), comemorou o resultado do Município no pilar Funcionamento da Máquina Pública. “Isso reflete a transparência e os esforços realizados para promover a eficiência da gestão. A Prefeitura vem aplicando os recursos dos impostos dos cidadãos de forma adequada, para que eles sejam convertidos em benefícios para a própria população”, disse. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, um dos pontos fortes da administração municipal é a qualidade das informações contábeis e fiscais fornecidas à população, bem como a capacitação do corpo técnico de servidores.

“Outro aspecto em que temos trabalhado para evoluir cada vez mais é a facilidade da abertura de empresas. Nós conseguimos agilizar as consultas prévias, automatizando 70% desses processos, e isso possibilitou à junta uma maior velocidade para fazer os registros de abertura das empresas. E, junto à Diretoria de Tecnologia de Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, estamos viabilizando a dispensa de alvarás para os empreendimentos de baixo risco e a emissão automática de alvarás para os de médio risco. Por meio dessa ação, 75% dos empreendimentos estarão dispensados do alvará ou receberão os alvarás de forma automática”, sublinhou.

Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9