Museu de Arte de Londrina é entregue restaurado e reabre ao público em 2026
As obras incluíram recuperação de pisos, pintura geral, modernização do sistema elétrico e de climatização, novo projeto de iluminação, melhorias de acessibilidade e adequações estruturais externas

A noite de quinta-feira (18) marcou a entrega oficial das obras de restauração do Museu de Arte de Londrina (MAL), um dos principais patrimônios históricos e turísticos do município. O espaço, localizado na rua Sergipe, no Centro Histórico, foi reaberto simbolicamente em evento cultural que integrou as comemorações pelos 91 anos de Londrina, celebrados em dezembro.
Fechado desde 2019, o museu passou por uma ampla intervenção realizada pela Prefeitura, com investimento total de R$ 2,1 milhões, provenientes da Lei Aldir Blanc, de emenda parlamentar federal e de contrapartida do município. As obras incluíram recuperação de pisos, pintura geral, modernização do sistema elétrico e de climatização, novo projeto de iluminação, melhorias de acessibilidade e adequações estruturais externas.
O prédio, antiga rodoviária da cidade, é Patrimônio Cultural Brasileiro, tombado pelo Iphan desde 2021, e abriga uma das obras arquitetônicas mais relevantes do Norte do Paraná, assinada por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Reconhecido como patrimônio estadual desde 1974, o espaço funciona como museu desde 1993.
A entrega do edifício restaurado foi marcada por apresentações artísticas e intervenções culturais de diferentes linguagens. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a reabertura completa do Museu de Arte de Londrina ao público está prevista para fevereiro de 2026, quando o espaço voltará a receber exposições, atividades educativas e visitas regulares. Com informações: NCom.

