Museu de Zoologia da UEL será inaugurado na próxima terça-feira
Museu de Zoologia da UEL será inaugurado na próxima terça-feira | © UEL

O Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre as portas oficialmente na próxima terça-feira (29), quando será realizada a Feira das Profissões, que deverá reunir cerca de 20 mil estudantes de escolas públicas e privadas, de quase 80 municípios do Paraná e São Paulo. Nas últimas semanas o Museu recebeu obras de reforma e pintura com o objetivo de adequá-lo à visitação pública. A partir da próxima semana, estudantes de Ensino Fundamental e Médio poderão agendar visitas monitoradas, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h. As visitas poderão ser agendadas a partir da próxima semana no portal do Museu, na aba agendamentos.

Inscrições para o desfile de Sete de Setembro prosseguem até a próxima quinta-feira em Londrina

O acervo conta com 37 mil peças empalhadas, além de esqueletos. Integram a coleção diferentes grupos de invertebrados, como borboletas e insetos, e de vertebrados – peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. De acordo com o professor Fernando Camargo Jerep, nesta última reforma foram feitos também reparos em prateleiras, para organizar o melhor o material. Uma janela panorâmica também foi aberta para facilitar a visualização dos visitantes.

O Museu foi criado em 1980 como ferramenta para pesquisa e ensino de Biologia. Entre os anos 2000 e 2010, o acervo funcionou como coleção didática servindo de suporte para professores do Ensino Médio. Com a reforma e as obras de adaptação, o Museu poderá ser reaberto para escolas, possibilitando que a rica biodiversidade da região possa ser demonstrada para um público maior. A ideia é futuramente abrir o Museu para visitação pública, o que depende da organização de escalas de estudantes de graduação, que orientam e atendem os visitantes.

Com informações da UEL.