Museu Paranaense, em Curitiba, terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica

A atividade integra a programação do Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, que investiga as linguagens transversais do corpo. Essa oficina foi desenvolvida pelo Projeto de Extensão “O Projeto”, espaço maker da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialmente a convite do museu

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
A atividade é gratuita, com a oferta de 20 vagas, com duração de cinco horas e destinada a maiores de 16 anos. Foto: UTFPR

O Museu Paranaense (MUPA) promove, no próximo sábado (03), às 10 horas (de Brasília), uma atividade diferente para o público: a oficina de introdução à robótica “Corpo-máquina: um paralelo entre a robótica e a anatomia humana”. A atividade integra a programação do Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, que investiga as linguagens transversais do corpo. Essa oficina foi desenvolvida pelo Projeto de Extensão “O Projeto”, espaço maker da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialmente a convite do museu.

A atividade é gratuita, com a oferta de 20 vagas, com duração de cinco horas e destinada a maiores de 16 anos. Para participar, é necessário se inscrever por meio de formulário online. O resultado ficará exposto no Museu Paranaense durante o domingo, dia 4. O público terá a oportunidade de acompanhar uma introdução à robótica, com a montagem de uma mão que aplica fundamentos de mecânica, eletrônica e programação, com conhecimentos práticos e teóricos de um protótipo de projeto. Um paralelo entre o corpo humano e o corpo artificial, por meio de uma visão de engenharia e desenvolvimento.

Ao ver células nervosas como fios condutores, músculos como motores e o cérebro como um microcontrolador, a tecnologia traz uma ideia de como a ciência é capaz de mimetizar o corpo humano. Assim, “Corpo-máquina: um paralelo entre a robótica e a anatomia humana” oferece a experiência de como máquinas do nosso dia a dia podem ser pensadas como uma simulação do corpo humano, e como o corpo humano pode ser visto como uma máquina. “O Projeto” é uma ação de extensão que integra diversos cursos, não se limitando a estudantes da UTFPR, para se unir num espaço maker situado dentro do câmpus Curitiba da UTFPR.

O objetivo, além de desenvolver as capacidades técnicas e sociais dos alunos, é promover a integração entre a universidade e a sociedade, fazendo com que o resultado dessa união seja o surgimento de ideias inovadoras num processo colaborativo e compartilhado.

PROGRAMA PÚBLICO – O Programa Público é uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. Para isso, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar. Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9