Mutirão “Abre MEI” vai ajudar artistas e artesãos a se formalizarem em Londrina
Evento é uma parceria da Sala do Empreendedor, Feira Flua Cultura e Sebrae para apoiar a regularização de empreendedores da área cultural

A Sala do Empreendedor de Londrina realiza, nesta quarta-feira (16), das 15h às 19h, o mutirão “Abre MEI”, voltado especialmente para artistas e artesãos que ainda não possuem CNPJ. A ação acontece na sede da Sala, localizada na Rua Pernambuco, 162, em parceria com o Sebrae e a Feira Flua Cultura. A iniciativa surgiu da necessidade observada nas edições anteriores da Feira Flua, em que muitos interessados não puderam participar por não estarem formalizados. Com o mutirão, os empreendedores terão acesso à abertura gratuita do MEI e orientações sobre a formalização e regularização de pendências.
Segundo o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke, a proposta é facilitar o acesso dos empreendedores culturais a novas oportunidades. “Com o apoio do Sebrae, nossos agentes estarão preparados para acolher e formalizar os artistas e artesãos, auxiliando também quem já tem MEI, mas precisa regularizar sua situação”, explicou. A produtora cultural Rafaela Rodrigues, uma das idealizadoras do projeto, destacou que a formalização permite emissão de nota fiscal, participação em editais, eventos pagos e acesso a benefícios previdenciários e linhas de crédito. “É uma forma de impulsionar o crescimento e a profissionalização dos negócios culturais”, disse.
Com o CNPJ em mãos, os expositores ainda poderão se inscrever no edital da Feira Flua Cultura 2025, que está aberto até o dia 18 de abril. Serão selecionados 48 expositores e 16 atrações artísticas. Um dos diferenciais do edital é a ajuda de custo de R$ 250,00 por feira, graças ao patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Aldir Blanc, com produção da Funcart e do coletivo Flua Cultura. A primeira edição da feira acontece no dia 10 de maio, com muito talento local, arte, música e economia criativa.