
A Secretaria de Saúde do Paraná, por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), realizou no sábado (30), 22 procedimentos cirúrgicos no 1º Mutirão de Cirurgia Infantil no Hospital Zona Sul de Londrina (HZSL).
A ação beneficiou crianças de 4 a 11 anos, que estavam cadastradas no Sistema Estadual de Regulação (Care) nos municípios de Londrina, Cambé, Centenário do Sul, Jataizinho, Rolândia e Tamarana. Para tornar o momento mais agradável e humanizado, o mutirão contou com a colaboração do grupo “Viver em Riso” e da Liga Acadêmica de Medicina Amigos do Riso (LAMAR) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) de Londrina.
Na ocasião, as crianças foram transportadas em carrinhos de brinquedo até o centro cirúrgico, receberam máscaras e pulseiras de super-heróis, e a enfermaria cirúrgica foi decorada com temas infantis, além da distribuição de doces na alta hospitalar. As cirurgias incluíram a extração da adenoide e amígdalas, bem como a cirurgia de fimose, abrangendo as especialidades de otorrinolaringologia e urologia.
A segunda fase do mutirão está programada para 11 de outubro, quando serão oferecidas consultas ambulatoriais para mais de 100 crianças de 2 a 12 anos. Com informações da AEN.